Capital semente e investimento semente: tudo o que você precisa saber

Qando os negócios vão bem, a empresa é lucrativa, há boas ideias e muita inovação, mas falta dinheiro para ir ainda mais longe, é preciso olhar para o mercado, pois há muita coisa interessante para quem almeja grandes resultados. 

Se a sua empresa já passou da fase do pequeno investidor, avaliar uma possibilidade de investimento por capital semente é uma ótima opção.

Está precisando de ajuda para crescer? Aprenda mais sobre o capital semente e investimento semente neste conteúdo e veja as possibilidades para o seu negócio!

O que é capital semente?

Capital semente é um tipo de investimento feito por quem se interessa em investir em outros negócios. 

Como os valores são mais altos nesse tipo de investimento, geralmente os investidores se organizam em fundos e buscam diversificar as empresas investidas, para aumentar a lucratividade e diminuir os riscos.

A ideia por trás do capital semente é literalmente “plantar” recursos na empresa. O capital e os investidores entram, aceleram o crescimento do negócio colocando um plano em prática, e saem quando a meta é atingida. 

Muitos investidores contam com uma estrutura de apoio às empresas, que recebem suporte operacional durante a fase de aceleração.

Quem pode usar o capital semente?

As startups são o modelo de negócio mais bem vinculado à possibilidade de receber um investimento semente: a ideia é olhar para o mundo e encontrar uma solução inovadora. A partir disso, se faz toda a parte de projeto do que a empresa pode efetivamente resolver (como ela irá ser interessante para os clientes, como faturar com isso, etc.), mas, basicamente, toda empresa em estágio inicial, e que precise de investidores, pode receber um investimento semente. 

O que é um investimento semente?

Investimento semente é um aporte financeiro realizado em uma empresa ou startup em estágio inicial. 

Há grupos que se reúnem para investir em empresas inovadoras, na forma de um fundo de investimentos. A ideia é reduzir os riscos do investimento escolhendo uma série de negócios possíveis.

Para quem está colocando dinheiro, é um investimento de longa duração, porque, para que o retorno aconteça, precisa haver a implementação da empresa e sua conquista de espaço no mercado. Esse processo pode até demorar um pouco, mas os ganhos são realmente vantajosos. 

Quem são os investidores semente?

O investidor semente, em geral, é representado por um fundo de investimentos, que reúne dinheiro de vários investidores para acumular uma boa quantia para empregar nos projetos. 

A grande sacada dos investimentos semente é justamente não aplicar todo o recurso em apenas um projeto: são selecionadas algumas propostas, com potencial bem avaliado, e o recurso distribuído

Há casos ainda de fundações ou instituições que aportam capital semente, e lançam editais no mercado para encontrar seus potenciais beneficiados. Nestes editais há uma série de regras, bem específicas, que fazem com que os projetos precisem de elasticidade para concorrer.

Quais valores podem ser investidos? 

Os recursos investidos podem ser maiores ou menores, conforme o tipo de fundo que está coletando os valores. Em geral, a entrega para as startups é grande, e pode chegar até R$ 5 milhões. 

Qual a diferença entre investimento anjo e investimento semente?

Investimento anjo é outra nomenclatura que encontramos quando falamos de investimento em startups e empresas em estágio inicial. Mas qual a diferença do investimento semente para o investimento anjo? A principal diferença é que o investidor anjo aparece ainda antes na cadeia de planejamento da empresa.

Os empreendedores podem buscar um aporte de investimento anjo ainda antes de desenvolverem o plano de negócios completo. Já os investimentos do tipo semente só aparecem depois desta etapa bem fundamentada, até porque o fundo de investimento que fará o aporte financeiro na empresa será também sócio do negócio, normalmente.

Como o processo de investimento semente é realizado?

Para conseguir aportes de capital semente, é preciso investir no networking e chamar a atenção de investidores. Para isso, é essencial que a empresa tenha um bom plano de negócios, com detalhes do que pretende fazer com o dinheiro e uma proposta de retorno sobre o investimento. Deseja receber um investimento semente? Vamos ao passo a passo:

Tenha uma ideia inovadora de negócio

Ela não precisa ser tão elaborada, mas deve conseguir captar a atenção das pessoas ao seu redor, já direcionando ao caminho de que possa efetivamente ter valor para a sociedade como um todo.

Desenvolva um Plano de Negócio

Nesta etapa, vai ser necessário fazer a si mesmo muitas perguntas e também responder com clareza a cada uma delas para que o projeto fique no padrão necessário para buscar um investimento semente (há plataformas e exemplos disponíveis para ajudar nesta elaboração).

Apresente seu projeto a investidores

Pode ser através de editais, em espaços da sua cidade ou em incubadoras (há uma série de formas de iniciar as conversas com os investidores). Novamente é preciso vontade de buscar informações para que as coisas ocorram como você quer. E este é o momento de fazer valer o networking que você desenvolveu.

Abra sua empresa

Com o recurso encaminhado, é preciso formalizar o negócio para facilitar todas as transações, e a empresa precisa contar com um CNPJ corretamente registrado para dar andamento ao processo. É muito simples: dá até para fazer a abertura on-line, conforme o local em que você está empreendendo. 

Contar com uma assessoria empresarial para fazer a sua contabilidade faz a toda a diferença!

Como você pode perceber, o investimento por capital semente é uma excelente forma de acelerar o crescimento dos negócios. Porém, para poder usufruir dos benefícios desse tipo de ação, o empresário deve preparar um bom plano de negócios e ter toda a estrutura financeira, contábil e fiscal perfeitamente ordenada.

Na Krater, o atendimento é personalizado, visando atingir as metas estabelecidas pelo empresário em seus negócios. Está precisando de uma assessoria contábil descomplicada, que entende de bons negócios e novas tendências? Entre em contato conosco agora mesmo!