O primeiro passo para promover melhorias e um aumento da produtividade é estabelecendo metas para os funcionários. Definir metas em um ambiente de trabalho colabora para o desempenho individual e da equipe, promovendo o desenvolvimento de campanhas de incentivo, motivação e premiação aos colaboradores.
Um estudo feito em 2015 constatou que apenas metade das empresas trabalha efetivamente para definir propósitos de desempenho individual. Pensando nisso, selecionamos 4 dicas de como estabelecer metas para os funcionários a fim de trazer resultados positivos:
1. Participação e Valorização
Não planeje todas as metas sozinho, converse com os seus funcionários e elaborem juntos objetivos reais que possam ser alcançados. Parabenize as conquistas quando as metas forem cumpridas, oferecendo recompensas que podem vir sob a forma de aumento salarial, um dia a mais de férias ou bônus. As possibilidades são várias, procure aquela que mais se adapta a empresa.
2. Objetivos
Reveja as metas ao longo do semestre, procurando perceber o que já foi alcançado e objetivos que não estão trazendo resultados. Eles precisam estar alinhados com os propósitos da empresa e auxiliar na realização de projetos, evitando-se metas inalcançáveis, pois causam desmotivação e efeitos negativos.
3. Responsabilidade
Colaboradores com o mesmo nível de responsabilidade devem receber metas iguais. A diferença gera conflitos, discussões e rivalidades que poderiam ser evitadas.
4. Comprometimento e Flexibilidade
Sucesso e comprometimento caminham juntos. Incentive os funcionários a trabalharem em equipe para conquistarem novos propósitos. Procure ser flexível durante esse processo, pois mudanças podem surgir durante o caminho. Redefinir as metas não significa que as coisas estão dando errado, mas que novas ideias estão sendo desenvolvidas para melhores resultados.