Como fazer uma reserva financeira?

A reserva financeira é uma importante forma de ter dinheiro guardado para emergências. 

Para fazê-lo é preciso criar um planejamento financeiro e hoje, nós vamos te explicar como fazer isso.

O que é a reserva financeira?

A reserva financeira é aquele montante de dinheiro que você irá separar exclusivamente para emergências, dificuldades e dívidas.

Nas empresas, as causas mais comuns para o uso da reserva de emergência são: perder um volume grande de clientes simultaneamente; não conseguir quitar sua folha de pagamentos; crises econômicas atingindo com mais força o seu setor.

Reserva financeira X Caixa

Uma dúvida frequente é sobre a diferença da reserva financeira e do caixa (capital de giro), afinal, eles não são a mesma coisa. 

Ter capital de giro é ter caixa para pagar as despesas e dívidas de curto prazo sem precisar de financiamento de terceiros. 

Já a reserva de emergência é o valor em dinheiro guardado para cobrir imprevistos como demissões, queda brusca de vendas, impossibilidade de a operação funcionar., entre outras situações urgentes.

Seu montante varia conforme o somatório de suas despesas mensais. A depender de sua atividade, será recomendável ter de 6 a 12 meses deste valor como reserva de emergência.

Micro e pequenas empresas podem ter dinheiro guardado?

Podem e devem ter dinheiro guardado para a segurança da sua empresa. Segundo uma pesquisa da The Money Magazine, 78% das pessoas passarão por um episódio imprevisível de grande prejuízo financeiro em um dado período de 10 anos. Então já sabe, ok?

Qual percentual do lucro se deve guardar?

O recomendado é ter entre 6 a 12 vezes o valor de seus gastos mensais. Isso vai depender muito de alguns fatores, como a segurança que você tem em sua capacidade de negócio, quantas pessoas estão envolvidas e outros.

Portanto, após identificar qual é o faturamento da sua empresa, multiplique-o por 6x ou por 12x e você encontrará o valor necessário para não sofrer impactos danosos à sobrevivência do seu negócio. Este será o valor estabelecido como meta para a sua reserva financeira.

Como é contabilizada a reserva financeira da empresa?

A reserva financeira da empresa é aquela que serve para fortalecer financeiramente o negócio e pode ser usada de maneiras diversas como em um projeto específico como também em ações ou prejuízos da empresa.

Ela pode ser contabilizada como reserva de capital ou reserva de lucros.

O que é reserva de capital?

A reserva de capital é uma espécie de fundo de reserva, um valor que a empresa possui, mas que não é resultado de nenhum serviço ou produto por ela realizado.

Em outras palavras, a reserva de capital é uma quantia de dinheiro que a empresa recebe por outros meios, que não seja a entrega de nenhum produto ou serviço. 

Essa definição da reserva de capital ocorreu por meio da Lei nº 6.404 de 1976. Sendo assim, por lei, as fontes disponíveis para a construção da reserva são:

  • Doações realizadas por proprietários ou terceiros;
  • Ágio na emissão de ações;
  • Incentivos fiscais do governo e demais benefícios que possam ser recebidos pelas pessoas jurídicas. 

O que é reserva de lucro?

As reservas de lucros são parte dos lucros gerados pelas empresas e que não foram divididos entre os sócios ou acionistas. Em outras palavras, parte dos lucros da empresa é destinada à formação das reservas e fazem parte do patrimônio líquido da empresa. 

Mas afinal, como criar uma reserva financeira?

Para começar, crie um plano para a sua reserva financeira, organizando quantos meses é preciso para juntar o valor necessário. Análise despesas fixas e variáveis, como também as despesas anuais para saber o valor total que deve guardar.

Se precisar de auxílio para ter esse planejamento alinhado com a sua empresa, entre em contato com nossa com a Krater! Temos especialistas prontos  para te auxiliar nessa tarefa tão importante e necessária para a saúde financeira da sua empresa.