Como obter a certificação digital

A certificação digital é uma obrigatoriedade no espaço online. Muitos procedimentos precisam que você comprove que é realmente você que está realizando uma ação. 

O certificado digital é uma forma de levar o mundo físico para o digital, tornando uma série de coisas mais fáceis e práticas da nossa vida.

Vamos explicar de maneira bem fácil quais são os tipos de certificados necessários para um negócio de maneira geral.

Certificado digital: o que é e para que serve? 

O certificado digital é como um documento de identificação, que funciona no espaço digital, sem precisar ser validado de forma física.

Contratos, projetos ou uma receita médica, todos podem ser verificados pelo certificado digital.

Como obter um certificado digital? 

Dependendo da finalidade do seu certificado, existem algumas decisões a serem tomadas antes de iniciar o processo, especialmente porque escolher o certificado mais barato pode não ser a melhor estratégia para você, já que em alguns casos é necessário outro modelo de certificado.

O melhor caminho, é conversar com o seu escritório de contabilidade para escolher o melhor para o seu caso.

Dentro desta proposta, nossa indicação de procedimento é falar com seu contador para definir qual dos tipos de certificado digital você deverá providenciar para a atividade que precisa praticar. 

Os certificados digitais são emitidos pelas Autoridades Certificadoras (ACs). No Brasil, elas são regulamentadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Para isso, acesse o site do governo e conheça quais são as ACs disponíveis para dar início à sua certificação digital.

Preencha a solicitação no sistema da AC e marque um horário

Apesar da certificação ser digital, o atendimento presencial também será preciso. Nesta etapa, a Autoridade de Registro (AR), que é um escritório físico registrado com qualificação para análise de documentos, faz a validação de seus documentos físicos, garantindo que o certificado digital emitido esteja vinculado à pessoa física ou jurídica correta. 

No caso de certificado para empresas, se o responsável legal já tem a certificação da pessoa física, é possível emitir o certificado empresarial online mesmo (nesse caso a etapa presencial nem sempre é obrigatória).

Retire seu certificado

Conforme o tipo solicitado, você poderá baixar o arquivo ou retirar presencialmente na AR onde você fez a etapa de conferência dos documentos.

Na hora de solicitar junto à Autoridade Certificadora, será necessário realizar o pagamento do certificado. Os valores mudam conforme o modelo solicitado, podendo variar entre R$ 140,00 e R$ 200,00 para empresas.

Quem deve obter um certificado digital?

A organização do certificado digital funciona conforme descrito na Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de  2001. Para realizar procedimentos referentes a seus funcionários, as empresas precisam do certificado digital.

Além disso, hoje empresas do regime Lucro Presumido precisam do certificado digital em todo o país, e há locais onde as empresas do Simples Nacional também estão obrigadas a apresentar a certificação para realizar seus procedimentos. 

Tem como fazer certificado digital online?

A primeira etapa do certificado digital é realizada de forma online. A questão é que há uma etapa de verificação de documentos que deve ser feita presencialmente, especialmente para pessoas físicas.

Pois depois de ter a pessoa física com o certificado emitido, é possível emitir uma certificação empresarial sem apresentar os documentos pessoalmente, mediante a apresentação de um certificado e-CPF do tipo A3 do representante legal da empresa, a certificadora oferece o serviço para garantia da empresa sem necessidade de validação.

Tipos de certificação digital para empresa 

Existem dois modelos: o A1 e o A3. Enquanto o primeiro oferece facilidade de acesso sem instalação, o segundo tem validade por maior tempo, então é preciso verificar qual será o uso para identificar o melhor modelo para o seu caso. 

O certificado A1, trata-se de um programa de computador que poderá ser utilizado em um ou mais computadores, podendo ser copiado de uma máquina para outra. 

Quando está instalado, é diretamente acionado pelos outros sistemas que precisam dessa verificação. Se você estiver tentando realizar um tipo de atividade que precisa de certificação, mas não estiver com nenhuma instalada no seu computador, o sistema onde você está trabalhando irá emitir o aviso de que é necessária a certificação digital. Tem validade de 1 ano.

Já o modelo de certificado A3 é entregue fisicamente, em um cartão ou token. Para utilizá-lo, é preciso configurar o computador para ler esse instrumento, realizando a instalação de software específico. 

Seu funcionamento é parecido como eram os sistemas de banco mais antigos, onde eram necessários leitores de cartão ou tokens para acessar sua movimentação bancária online.  

A instalação do software é feita na primeira vez em que se fará o acesso, depois tudo já estará funcionando. Esse tipo de certificado poderá valer até 3 anos.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Krater que iremos te auxiliar sobre como obter uma certificação digital de forma fácil!