Você já ouviu falar em comunicação interna? Uma boa comunicação interna é essencial para o sucesso de qualquer organização, pois é através dela que a sua mensagem estará sendo passada da maneira correta para o restante da equipe e quando isso é feito da maneira correta, gera resultados positivos também na relação com os seus clientes.
Quanto mais bem informados e aptos a desenvolver seu trabalho de forma apropriada, melhores os seus colaboradores estarão e mais o seu público saberá os valores e as qualidades do seu negócio.
Cuidar da sua comunicação interna é uma estratégia eficiente para a redução de ruídos que por vezes se integram à rotina, resultando em conflitos e afetando o desempenho de seus colaboradores.
Seja no desentendimento entre diferentes áreas da empresa ou nas conversas paralelas que acabam em insatisfação geral, é preciso agir com transparência, aproximação e diálogo.
Quando todos falam a mesma língua, são reconhecidos e se identificam com a empresa, há um ganho de motivação que tende a tornar o colaborador mais produtivo.
Outro ganho está na capacidade de inovação e da proposição de soluções criativas para o enfrentamento de problemas comuns. Para isso, é preciso ouvir o seu colaborador e envolvê-lo para motivá-lo a participar da troca de ideias e experiências em ações específicas.
Todo o seu esforço nessa estratégia acabará trazendo resultados não apenas internos, mas alguns deles tendem a ultrapassar os muros da empresa. Estamos falando, por exemplo, da construção de uma boa imagem sobre o seu negócio. Colaboradores motivados e engajados compartilham fatos positivos nas redes sociais e demonstram essa satisfação no trato com seus clientes.
Mas como qualificar a comunicação interna? Hoje vamos te dar dicas úteis para aplicar na sua estratégia de comunicação interna.
Instale uma gestão estratégica
Em ações de marketing interno, no chamado endomarketing, é imprescindível que você saiba ao certo quem são seus consumidores, como eles se comportam e o que buscam, além de identificar também seus pontos fracos e fortes. Isso vai permitir que saiba ao certo qual direção seguir e como atingir seu público-alvo. Já ouviu falar da Análise SWOT? Ela é eficaz nessa determinação.
Entenda com nitidez a sua missão a partir dos objetivos de negócio e determine uma estratégia capaz de concretizá-la. Depois disso, você pode então direcionar a visão dos funcionários, alinhando os líderes, colaboradores e setores para a realidade que espera, criando assim uma visão conjunta.
Por fim, cobre relatórios, dialogue, exija o cumprimento de objetivos. Isso facilita a comunicação e faz também com que todos falem a mesma língua, integrando processos e reduzindo os ruídos.
Envolva os líderes
Quando se fala em envolver os líderes na comunicação interna, a ideia é ir além do que a tecnologia oferece, como telefone, e-mail e WhatsApp. É muito importante o diálogo cara a cara no ambiente de trabalho, que acaba sendo bastante valorizado pelos colaboradores justamente pelo caráter de aproximação que promove.
A ideia é que haja um funcionário puxe o outro para participar, tornando o processo de absorção das mensagens facilitado.
Escolha os canais corretos
Recados mais informais, por exemplo, podem ser passados de maneira pessoal, através de quadros de informação ou avisos nas áreas comuns. Também sistemas de som apresentam boa eficácia e garantem que todos ouçam aquilo que tem a dizer.
Já uma informação mais detalhada deve ser passada por e-mail, com pedido de confirmação, se entender como válido. E vale lembrar novamente do papel dos líderes, especialmente para as notícias mais difíceis ou complexas.
Evite o excesso de informação
Evite sobrecarregar seu público com mensagens. Seja conciso na comunicação e priorize o que é mais importante, afinal, não adianta escrever muito se ninguém vai ler com o devido interesse.
Meça os resultados
A sua estratégia de comunicação interna depende de uma análise periódica para ser aperfeiçoada. Faça isso para identificar se os resultados propostos estão sendo alcançados de maneira satisfatória.
Tenha em mente que as ações precisam contribuir para o alcance da missão da empresa e para que haja reflexos positivos no seu desempenho. Reforce as práticas que estão sendo proveitosas e realinhe as que não estão se saindo tão bem.
E agora é hora de pensar na comunicação na sua empresa!
Vimos neste artigo que a comunicação interna pode ser muito importante para o sucesso e a concretização de objetivos em uma pequena empresa, e isso irá depender muito do envolvimento de todos para que os resultados sejam alcançados.