Atividades desenvolvidas em grupo promovem a troca de conhecimentos e isso contribui para o aumento da produtividade. Saiba por quê!
Trabalhar em equipe além de produtivo para as organizações, proporciona o engajamento e com isso pode alavancar os resultados da empresa.
O trabalho em equipe é muito bem visto pelas empresas de recrutamento de mão de obra e pode ser o diferencial para que um candidato a uma vaga de emprego seja contratado. Mas, por que será que essa habilidade para o trabalho em equipe é tão valorizada pelo mercado? Qual é a sua contribuição para a produtividade na empresa?
Continue a leitura e saiba mais sobre a verdadeira importância do trabalho em equipe!
Incentivo à colaboração mútua
Ao trabalhar por um objetivo comum, a comunicação melhora e os integrantes de um grupo ficam mais propensos a se ajudarem mutuamente, colaborando com ideias, apresentando soluções e se unindo para superar dificuldades.
Sendo assim, uma das vantagens mais importantes do trabalho em equipe é a colaboração recíproca entre as pessoas que integram o grupo. Com o esforço e comprometimento dos colaboradores, podemos estimular a criatividade e a confiança, reduzindo a competição entre colegas. Com mais colaboração, também são maiores as chances de aprendizado, pois uma das principais características do trabalho em equipe é a troca de experiências. Isso facilita significativamente a realização das atividades.
Essa sinergia é relevante para a empresa, porque potencializa seus resultados, e para o próprio funcionário, que melhora seu desenvolvimento pessoal.
Benefícios para a empresa
Vimos que o trabalho em equipe tem vários benefícios, tanto para a empresa quanto para os funcionários que realizam as atividades. Confira alguns dos benefícios para o seu negócio:
- Aumento da criatividade: a possibilidade de trocar experiências e informações estimula a criatividade e a inovação na busca de soluções;
- Estímulo à aprendizagem: ocorre um enriquecimento da aprendizagem, pois a troca de conhecimentos amplia a visão de todos a respeito de inúmeros assuntos;
- Mais comprometimento: quando os funcionários percebem que têm voz ativa nas tomadas de decisão, eles se sentem mais valorizados e isso aumenta o envolvimento e o comprometimento deles com a empresa;
- Reunião de habilidades: o trabalho em equipe é uma oportunidade de complementação de habilidades. Cada funcionário entende mais sobre determinado assunto e, neste ponto, é responsabilidade dos líderes gerir as competências do grupo, de forma que os conhecimentos individuais se unam, formando uma equipe eficiente, capaz de enfrentar os constantes desafios do mercado;
- Melhoria no ambiente laboral: o desenvolvimento de atividades em equipe em prol de um objetivo comum melhora o relacionamento entre colegas, incentivando um clima mais amistoso no ambiente de trabalho. O resultado final é um maior engajamento e produtividade e como consequência pode alavancar os resultados da empresa.
A contrapartida da empresa
Os resultados positivos do trabalho em equipe também dependem das condições oferecidas pela empresa. Por isso, o ideal é que líderes e gestores atuem lado a lado com os departamentos de treinamento e de recursos humanos, visando planejar a apontar soluções, de modo que o espírito de coletividade se desenvolva, assim como as virtudes dos colaboradores.
Quando um colaborador tem facilidade para somar seus conhecimentos técnicos aos dos outros integrantes da equipe, ele deve ser reconhecido por isso e incentivado a continuar atuando deste modo. Por outro lado, quando um funcionário tem dificuldade em dividir seus conhecimentos e de debater com os outros integrantes da equipe, ele deve ser encorajado a se desenvolver e jamais deixado de lado pelo grupo e pelos líderes ou gestores.
A empresa deve contribuir para criar um cenário favorável ao trabalho em equipe e isso pode ser feito com ações, tais como:
- Harmonia organizacional: é essencial estar atento a saúde física, emocional e profissional dos colaboradores. É importante que a empresa disponibilize todas as condições para desenvolvimento das atividades. Uma alternativa é fazer uma pesquisa sobre clima organizacional, além entender como está a satisfação dos colaboradores, funciona também como um feedback para detectar a qualidade do ambiente.
- Capacitações constantes: construa uma cultura baseada na capacitação constante. Estimule o conhecimento através de treinamentos dentro da empresa, livros, cursos e eventos. Reúna sua equipe e promova encontros para discutir assuntos de interesses em comum, como por exemplo: novas tecnologias para otimizar processos internos.
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