Decisões assertivas são fundamentais para garantir lucro e manter a saúde financeira de uma empresa. Veja como as informações contábeis podem te ajudar nessa missão!
Mais do que manter a empresa com suas obrigações fiscais em dia, a contabilidade é uma aliada importantíssima para auxiliar o gestor na hora de tomar decisões sobre o seu negócio, pois possui informações contábeis precisas, seguras e detalhadas sobre fluxo de caixa, controle de contas a pagar e a receber, planejamento tributário, gestão de estoques e outros dados que são fundamentais para planejar ações, traçar metas e atingir os objetivos esperados.
Se você é o administrador ou gestor de uma empresa, sabe o quanto é necessário ter conhecimento sobre tudo que se passa na organização. Para isso, nada melhor do que se manter informado através dos relatórios contábeis. Por meio deles, é possível saber exatamente qual é a situação financeira da empresa, evitando possíveis erros ou fraudes.
Continue a leitura e entenda o quanto a contabilidade é importante para a tomada de decisões em uma empresa!
1. A importância de tomar a decisão certa
Como gestor, você sabe que uma decisão errada pode representar grandes prejuízos para a empresa, podendo levá-la, até mesmo, a fechar suas portas. Por isso, antes de decidir algo importante, é necessário fazer considerações e ter conhecimento a respeito de diversos fatores, especialmente com relação à situação econômica da empresa.
Sendo assim, nada melhor do que realizar uma análise com base nas informações contábeis. Através delas, é possível planejar despesas, fazer previsões orçamentárias, traçar metas de crescimento e até mesmo projetar lucros com um investimento futuro.
Ou seja: no mundo dos negócios, as decisões devem ser tomadas com informações reais e, para isso, nada melhor do que fazer uso dos relatórios contábeis da empresa.
2. Prever lucratividade e crescimento
A contabilidade empresarial possibilita que o gestor possa ter uma previsão mais acertada sobre os lucros da empresa em um determinado período, de modo que seja possível planejar gastos e identificar o melhor momento para novos investimentos.
O gestor não pode, de forma alguma, tomar decisões contando com a sorte, sem ter dados concretos como base. Através das informações estatísticas que constam nos relatórios contábeis é possível saber qual foi o lucro exato da empresa em um determinado período do ano e, com isso, prever qual será o seu crescimento e lucratividade no mesmo período do ano seguinte.
3. Planejar despesas
Se o gestor souber fazer uma análise correta de todos os dados contábeis será possível realizar um planejamento das despesas com menos possibilidade de erro. Por exemplo: analisar o desempenho da contabilidade da empresa no ano anterior permite identificar em quais períodos os gastos foram mais elevados – em função da formação ou reposição do estoque, pagamento de impostos ou despesas com a folha de pagamento.
Com essas informações, é possível planejar as despesas futuras sem o risco de comprometer o capital de giro da empresa, mantendo reservas para o caso de algum imprevisto. Além disso, o correto planejamento é fundamental para negociações com clientes e fornecedores. Tudo isso é necessário para manter a saúde financeira dos seus negócios.
4. Manter a integridade da empresa
As informações que constam nos relatórios contábeis se dividem em “contas” – como são chamadas as categorias que indicam os custos, receitas e despesas de uma empresa. Porém, essa forma de agrupamento pode causar confusão e provocar erros de contabilidade, fazendo com que a empresa acabe pagando mais impostos.
Existem casos isolados de contadores desonestos que informam dados errados propositalmente, visando gerar menos impostos. Esse tipo de atitude prejudica a integridade da empresa e pode acabar resultando no pagamento de multas elevadas, além de comprometer a idoneidade dos funcionários do setor.
Isso mostra o quanto é primordial que o gestor, assim como o administrador de contabilidade, conheçam bem os relatórios contábeis. Somente assim, poderão conferir cada um dos documentos e ter a tranquilidade de saber que a empresa está segura. Manter-se atualizado quanto às regras de cada setor também é fundamental para o profissional contábil.
Ao identificar que tipo de lançamento deve estar em cada uma das contas, se torna possível realizar a verificação detalhada de todas as informações. Isso também contribui para um maior conhecimento a respeito da situação financeira da empresa ao longo do tempo.
Esse conteúdo foi útil para você? Aproveite para conferir agora outros artigos que podem ser do seu interesse no nosso blog!