Já fez de tudo para melhorar o atendimento ao cliente? 

Confira 6 dicas para tornar o atendimento aos seus clientes realmente eficiente!

Um bom atendimento ao cliente é e sempre foi um dos principais desafios para as organizações, afinal de contas, sem consumidores para os produtos e serviços nenhuma empresa consegue se manter ativa no mercado.

Mas, para conquistar e fidelizar clientes, é indispensável que o profissional de vendas – que é o grande responsável por fazer a ligação da empresa com seus clientes – possua habilidades e conhecimentos que resultarão em qualidade no atendimento ao cliente.

Continue a leitura desse post e confira 6 dicas de como treinar e qualificar a sua equipe de vendas de modo realmente eficiente!

 

1 – Atenção às habilidades

Para que o profissional realize um bom atendimento ao cliente é fundamental que ele possua algumas características pessoais como, didática e resiliência para saber orientar os clientes e capacidade para enfrentar os desafios de forma positiva. Por isso, ao fazer o recrutamento de um profissional é preciso observar com atenção os perfis dos candidatos, de modo que eles sejam direcionados para atuar em atividades e áreas onde terão um melhor desempenho.

 

2 – Conhecimento sobre os produtos/serviços

Os funcionários precisam conhecer bem os produtos e/ou serviços comercializados e os benefícios que eles proporcionam aos consumidores, assim como a visão e os objetivos da empresa. É papel da empresa treinar os funcionários para ter conhecimento pleno de seus produtos e serviços, além de ter a informação em relação aos concorrentes.

É essencial que a empresa promova a capacitação e o desenvolvimento profissional de sua equipe. Destacando a importância da qualidade nas informações transmitidas aos clientes. É importante saber dialogar sobre negócios e influenciar pessoas tomadoras de decisão. Seja consultivo!

 

3 – Avaliação de desempenho

Uma das formas de avaliar o desempenho de uma equipe de vendas é o cumprimento de processos e metas. No entanto, esse não deve ser o único requisito avaliado, pois é preciso considerar fatores emocionais, além da disposição, criatividade, capacidade de comunicação e outras habilidades do colaborador. Pode ser que ele esteja no setor errado ou que necessite de um treinamento específico para melhorar sua performance e alavancar de vez os resultados.

 

4 – Capacitação constante

Os treinamentos e capacitações dos funcionários devem ser realizados de modo contínuo para a aquisição constante de novos conhecimentos e aprimoramento das habilidades. Além disso, você deve dar feedbacks aos seus colaboradores frequentemente, pois assim eles saberão quais são as ações acertadas e quais os pontos que devem ser melhorados. Isso também funciona como um estímulo para a busca constante por qualificação e aumenta o comprometimento do funcionário com a empresa.

 

5 – Treinamentos on-line

Se você, assim como muitos gestores, considera altos os custos para promover a capacitação de seus funcionários, considere os prejuízos que um atendimento mal realizado pode ocasionar à sua empresa. Estudos apontam que cerca de 70% dos clientes não voltam a comprar em um estabelecimento onde foram mal atendidos. É possível que você mesmo já tenha passado por uma situação assim no papel de consumidor.

Atualmente, uma excelente opção para treinar e qualificar funcionários é a aquisição de soluções digitais. Com custos reduzidos e metodologias eficientes, essas ferramentas possibilitam a capacitação dos funcionários no próprio ambiente de trabalho, com o uso de computadores, smartphones ou tablets.

Geralmente, esses aplicativos também incluem a aplicação de testes para aplicação após o fim do treinamento. Assim, é possível avaliar se o conteúdo oferecido foi realmente assimilado pelo colaborador. 

 

6 – Atendimento humanizado faz toda a diferença!

O mundo está cada vez mais digital. Porém, quando o cliente necessita de algum tipo de orientação, nada melhor do que receber um atendimento pessoal. Por isso, o atendimento humanizado faz toda a diferença para uma boa relação entre empresa e consumidor!

Há casos em que o cliente precisa somente desabafar sobre alguma situação ou conversar com alguém que não tenha respostas automáticas e padronizadas. Um estudo realizado pela empresa americana Accenture mostra que a falta de equilíbrio entre o atendimento virtual e pessoal é uma das maiores causas de descontentamento dos clientes e que, para solucionar um problema, eles sempre dão preferência ao contato humano. 

Portanto, para criar uma relação mais humanizada, trate seu cliente como único. Seja prestativo e simpático, assim você gera maior credibilidade para sua empresa.

As empresas precisam contar com colaboradores apaixonados por entregar um atendimento de valor aos clientes. Siga essa e outras dicas para aumentar o desempenho dos seus negócios!

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