Marketplace o atalho para suas vendas on-line.

Hoje, o marketplace é a forma mais prática de começar a vender pela internet.

Nele, você divide espaço com outros lojistas em um grande shopping virtual, pagando apenas uma comissão por venda para aproveitar um sistema completo, sem precisar se preocupar com desenvolvimento de site, meios de pagamento, logística de entrega e devolução. 

Porém, para obter sucesso em um marketplace, você precisa saber se diferenciar da concorrência e vencer os desafios de um ambiente altamente competitivo. 

Neste conteúdo vamos te auxiliar com dicas, tirar suas dúvidas e te preparar para o incrível universo das vendas on-line. Vem com a gente!

Você sabe o que é um Marketplace?

Como já mencionamos, o marketplace é uma espécie de shopping virtual, na qual vários lojistas vendem seus produtos e serviços on-line. 

Dentro de uma única plataforma, os consumidores podem comprar de diversas empresas ou pessoas físicas com o mesmo carrinho.

Para isso, é cobrado do anunciante uma comissão por cada venda ou um investimento inicial, que funciona como uma boa forma de começar a vender on-line sem grande investimento financeiro.

Para o vendedor, a vantagem do marketplace é ter uma estrutura pronta para cadastrar seus produtos e serviços e aproveitar o alto tráfego da plataforma para vender. 

Para o consumidor, é muito mais conveniente fazer suas compras em um único site, além de contar com entregas rápidas, programas de fidelidade, descontos e promoções – opções que a plataforma proporciona ao anunciante.

Marketplace na prática

Na prática, o marketplace funciona de forma muito parecida com um shopping center tradicional, só que on-line. 

A diferença é que, na maioria das vezes, os anunciantes não precisam pagar um aluguel fixo pelo espaço que ocupam, apenas uma comissão pelas vendas realizadas. 

Isso acontece porque a plataforma ganha com a variedade de produtos e serviços oferecidos, enquanto o vendedor se beneficia dos serviços de entrega ágeis, grande número de visitantes e recursos de pagamento, devolução e divulgação.

Assim, o marketplace se torna uma relação ganha-ganha entre o e-commerce e seus parceiros.

Para quem deseja começar a vender pela internet, é uma das soluções mais práticas e vantajosas. Afinal, não é preciso investir em uma loja própria nem montar uma loja dentro de plataformas de e-commerce: basta entrar no marketplace, cadastrar os produtos e começar a vender. 

Exemplos de Marketplace no Brasil

No Brasil, redes como Mercado Livre, Elo7, Americanas.com, Submarino, Shoptime, Amazon e Magazine Luiza são exemplos de plataforma marketplace. 

As condições para o lojista variam de acordo com cada uma delas. 

No Mercado Livre, por exemplo, qualquer pessoa física ou jurídica pode se cadastrar gratuitamente e anunciar seus produtos no mesmo dia, pagando apenas uma comissão fixa por venda.

Já na Amazon, é preciso assinar um plano de acordo com a quantidade de produtos vendidos (individual para até 10 itens por mês e profissional acima de 10 itens por mês) e também pagar a comissão por venda. 

Em outros sites varejistas, o lojista precisa atender a alguns requisitos mínimos para ser parceiro do marketplace, dependendo do segmento. 

De qualquer forma, com toda a estrutura pronta, fica muito mais fácil iniciar um negócio on-line, você concorda?  

Vantagens de optar pelo Marketplace

Começar a vender na internet por meio de um marketplace tem muitas vantagens. Conheça as principais: 

  • Você ganha visibilidade ao anunciar seus produtos e serviços em uma grande plataforma de e-commerce;
  • Você não tem trabalho nenhum para montar sua loja virtual, pois o espaço já está pronto e todos os recursos de divulgação, cadastro, pagamento e logística estão inclusos no pacote;
  • Você não precisa investir em segurança da informação, pois um marketplace confiável já possui sistemas de criptografia, autenticação e recursos antifraude para proteger as transações e dados dos clientes;
  • Você consegue atingir públicos mais amplos e se beneficia do tráfego mais intenso do marketplace;
  • Você usufrui da reputação do marketplace e transmite mais confiança aos consumidores;
  • Você tem seus produtos e serviços expostos em um site totalmente otimizado para SEO (Search Engine Optimization), o que aumenta a visibilidade do seu negócio nos mecanismos de busca e ajuda seus clientes a encontrarem sua empresa na internet;
  • Você não precisa se preocupar com pontos críticos do e-commerce como a velocidade de entrega e logística de devolução e troca;
  • Você conta com várias estratégias de marketing dentro da plataforma, como a divulgação em diferentes canais (e-mail, redes sociais, banners, etc.), programas de fidelidade e descontos e promoções;
  • Na maioria das vezes, você não precisa investir logo de cara para começar o negócio, pois paga apenas uma comissão pelas vendas.

Deseja anunciar seus produtos ou serviços em um Marketplace? 

Para iniciar suas vendas no marketplace, é importante conhecer esse mercado e escolher a melhor plataforma para o seu negócio. Confira o passo a passo para começar a vender:

Pesquise sobre os Marketplaces da sua área

O primeiro passo para vender em um marketplace é conhecer as plataformas disponíveis para o seu segmento e modelo de negócio.

Os sites podem trabalhar com vendas B2B, B2C e C2C, e existem marketplaces voltados aos mais variados nichos de mercado.

Cabe a você encontrar a plataforma ideal para o seu negócio, levando em consideração o tipo de público-alvo, área de atuação e operações.

Inclusive, nada impede que você participe de mais de um marketplace, desde que não seja contra as regras da empresa.

Verifique as condições para se tornar parceiro

Cada marketplace tem suas condições para os lojistas participantes, e é importante revisar as regras com atenção antes de fazer seu cadastro.

De modo geral, estes são os pontos que você deve observar:

  • Percentual de comissão cobrado por cada venda;
  • Valor inicial cobrado para entrada da plataforma (a maioria é isenta);
  • Categorias de produtos e serviços listados e tipos de empresas participantes;
  • Opções de planos de acordo com volume de vendas e exposição na plataforma;
  • Meios de pagamento oferecidos e recursos como antecipação de recebíveis;
  • Sistema de entrega, devolução e troca oferecido pelo marketplace;
  • Documentação exigida para o seu cadastro (em alguns casos, é preciso ter CNPJ);
  • Alcance, reputação e popularidade do marketplace;
  • Estratégias de marketing desenvolvidas para os vendedores;
  • Requisitos específicos para vendedores, como qualidade de imagens, integrações e padrões de comunicação.

Avalie o tráfego e a tecnologia da plataforma

Para saber se um marketplace vale a pena, você deve olhar para as estatísticas do site e recursos oferecidos.

O Shoptime, por exemplo, divulga suas pageviews (visualizações de página), número de usuários com o app ativo, alcance de pessoas na TV, inscritos em redes sociais e outros dados que ajudam a avaliar a popularidade da plataforma. 

Já a Amazon publica histórias de sucesso de vendedores que cresceram dentro do marketplace para inspirar seus novos lojistas.

Além dos números, é importante considerar os recursos de gestão de marketing, vendas e finanças oferecidos pela plataforma. 

Por exemplo, a tecnologia do marketplace deve ajudar o parceiro a gerenciar os pedidos, controlar o financeiro, emitir notas fiscais e acompanhar dados como produtos mais vendidos e histórico dos clientes. 

Realize o cadastro corretamente 

Para o cadastro, dependendo da plataforma, são exigidos apenas alguns dados pessoais e o nome da empresa, mas também há sites que solicitam documentos de empresas como CNPJ, contrato social e comprovante de conta bancária. 

Você também terá que aceitar os termos de adesão e assinar um contrato digital. Lembre-se de ler atentamente as cláusulas. 

Anuncie seus produtos e serviços

Depois de entrar no marketplace e ter sua conta validada, é hora de cadastrar seus produtos e serviços para começar a vender o quanto antes. 

Para isso, você terá que informar dados como título, descrição, preço e frete, além de subir uma foto de boa qualidade de cada item do portfólio.

Para quem já tem um e-commerce, muitas vezes é possível importar dados do próprio site para poupar tempo. 

Escolha o método de envio

A maioria dos marketplaces oferece um serviço de envio próprio de produtos que facilita muito a vida do lojista.

Tudo o que você terá que fazer é postar o item nos Correios ou entregar à transportadora responsável, deixando que a plataforma cuide de todo o resto (incluindo troca e devolução).

Mas, para isso, é essencial que você faça sua parte e prepare rapidamente os produtos para envio, além de certificar-se de que o custo do serviço vale a pena.

Invista na sua imagem

O segredo para ter sucesso dentro de um marketplace é investir na sua imagem e reputação para se destacar ds concorrentes.

Geralmente, os melhores vendedores vão acumulando avaliações positivas e têm diversas vantagens na divulgação da plataforma. 

Então, é melhor garantir que você ofereça o melhor atendimento e entregue os produtos sempre no prazo para os clientes. 

 

Comece a vender agora mesmo pela internet!

Agora que você sabe tudo sobre o marketplace, pode começar a vender na internet com mais praticidade e custos acessíveis. 

O caminho ideal é começar em uma dessas plataformas, evoluir para um sistema de e-commerce e um dia ter seu próprio site feito sob medida para o seu negócio.

Precisa de ajuda? 

Nossa equipe atua em Itajaí/SC e está à sua disposição para auxílio contábil, financeiro e para apoiar a gestão do seu negócio on-line de forma descomplicada. 

Tudo para você assumir o controle da sua empresa e aproveitar ao máximo o crescimento das vendas pela internet. Entre em contato!