O que é ROI e como ele deve ser calculado?

ROI é a sigla em inglês para “Return on Investment”, ou “Retorno sobre Investimento”. Através desse indicador, você consegue saber qual é o lucro (ou prejuízo) que a sua empresa tem cada vez que realiza um investimento. Saiba como calcular o ROI.


Ao realizar um investimento é fundamental identificar as possibilidades de ganho financeiro que se pode ter com ele. Uma maneira eficiente de fazer isso é através do cálculo do ROI (sigla para “Return on Investment”, ou “Retorno sobre Investimento”, em português).

Além de ser essencial para saber qual será o retorno financeiro de um investimento, essa métrica também é importante para direcionar investimentos de modo mais assertivo, principalmente na fase de abertura de um negócio. O ROI também é útil para atrair investidores e traçar metas realistas sobre um negócio.

Quer aprender a calcular o ROI e saber mais sobre a importância dele para o futuro dos seus negócios? Continue a leitura e veja como fazer esse cálculo. 

 

O que é ROI?

Como vimos na introdução deste texto, o ROI é uma métrica – ou indicador – muito utilizada pelas empresas para avaliar se um investimento é rentável ou não. Com o cálculo do ROI é possível saber se ações como o lançamento de um produto, implantação de um projeto ou qualquer outra iniciativa que envolva investimento de capital terá retorno suficiente para justificar a aplicação de recursos.

Além disso, toda vez que um projeto é apresentado para aprovação, por exemplo, é de fundamental importância apresentar o cálculo do ROI, pois ele é um fator primordial para ajudar na tomada de decisões assertivas.

Atualmente, o ROI tem sido bastante usado na área de marketing digital, pois com ele também é possível avaliar cada campanha em tempo real, o que possibilita realizar ajustes quando necessário. 

 

Como calcular o ROI?

A fórmula para calcular o retorno dos investimentos realizados e que vai dizer se você ganhou ou perdeu dinheiro é simples. Veja:

Exemplo: suponha que o lucro da sua empresa tenha sido de 100 mil reais com um investimento inicial de 20 mil. Aplicando a fórmula de ROI descrita acima, teremos:

  • ROI = (100.000 – 20.000) / 20.000
  • ROI = 4

Ou seja, o retorno sobre a aplicação foi de 4 vezes o valor do investimento inicial. Para obter o valor em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100.

No caso deste exemplo, o resultado foi positivo, ou seja, mostrou que o investimento é rentável. No entanto, há casos em que o resultado do cálculo será negativo, indicando que o negócio está trazendo prejuízos e que o investidor está perdendo dinheiro.

Por que é importante calcular o ROI?

Como já foi dito, o ROI é um indicador muito útil e eficiente para calcular o retorno sobre um investimento. Além disso, quando um investidor resolve aplicar dinheiro em uma empresa, ele irá considerar o ROI, para saber se o investimento realmente será rentável, ou seja, se vale a pena ou não.

Com este indicador de desempenho, também fica mais fácil para você planejar e estabelecer metas realistas para o seu negócio. O cálculo do ROI pode, ainda, identificar o tempo que um investimento levará para trazer retorno. 

As interpretações possíveis através do ROI

Como um indicador de desempenho, o ROI possibilita realizar questionamentos a partir da interpretação dos resultados por ele apontados, tais como:

  • O que devo fazer para que a minha empresa tenha um melhor retorno financeiro? 
  • Percebi que um determinado segmento de minha empresa está obtendo um retorno maior que os outros. Que tipo de estratégia desse segmento eu posso adotar para melhorar os outros, que estão tendo um desempenho inferior? 
  • Como estão os resultados dos meus concorrentes: iguais, piores ou melhores que os da minha empresa? 
  • Se estiverem iguais ou piores, qual iniciativa devo tomar para melhorar os meus resultados? 
  • As aplicações com valores mais elevados estão me trazendo um retorno melhor do que os investimentos mais baixos? 
  • Em que tipo de negócio devo investir mais?

 

Quais as desvantagens do cálculo do ROI?

Dependendo do caso, o cálculo do ROI apresenta algumas deficiências, pois não considera a duração dos projetos, a oscilação dos índices inflacionários e a sazonalidade, podendo gerar dados inconsistentes.

 

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