O planejamento estratégico não é uma atividade que apenas grandes corporações precisam desenvolver. Micro e pequenas empresas também precisam se planejar estrategicamente para alcançar seus objetivos de negócio de maneira mais organizada e eficiente.
Para que os primeiros passos sejam dados com assertividade, é necessário obter uma visão ampla do negócio: onde a empresa está, aonde ela deseja chegar, quais são suas metas e como agir para atingi-las.
No conteúdo abaixo explicamos para você, micro e pequeno empresário, como funciona o planejamento estratégico e maneiras de aplicá-lo em seu negócio tornando-o mais rentável. Continue lendo!
O que é o Planejamento Estratégico e qual a importância para seu pequeno negócio?
O planejamento estratégico é um documento em que, com base na missão, visão e valores da empresa, ficam definidas as ações necessárias para se alcançar determinados objetivos dentro do negócio.
Para micro e pequenas empresas ele se torna ainda mais importante, pois serve como um guia, apontando aos empresários os caminhos que devem ser trilhados.
Todas as decisões tomadas com base no planejamento estratégico e em dados concretos tendem a ser mais assertivas, deixando a empresa menos exposta a riscos que podem prejudicá-la.
A importância do planejamento estratégico também está no fato de que esse documento favorece o alinhamento entre todas as pessoas envolvidas nas atividades da empresa. Isso significa que todos passam a “falar a mesma língua” e a agir de acordo com uma agenda em comum.
Sem um planejamento estratégico, a empresa pode acabar não aproveitando o seu verdadeiro potencial e, com isso, perder competitividade, deixando passar oportunidades e não se atentando às ameaças que a rodeiam.
Mas como fazer um planejamento estratégico para micro e pequenas empresas? Por onde começar?
Longe de ser um processo complexo e burocrático, a elaboração de um planejamento estratégico para micro e pequenas empresas exige apenas que se tenha conhecimento do negócio e que sejam seguidos alguns passos fundamentais:
1 – Avalie a atual situação da sua empresa
O primeiro passo para montar um planejamento estratégico consiste em entender onde a empresa está, ou seja, qual a real situação do seu modelo de negócio.
Para isso, deve-se fazer um diagnóstico, buscando levantar informações sobre as finanças, os processos e a estrutura da empresa, bem como a posição dela no mercado em que atua.
2 – Faça um levantamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio.
Buscando analisar os ambientes internos e externos da empresa, é necessário utilizar a matriz SWOT para levantar quais são as Forças (Strengths), as Fraquezas (Weaknesses), as Oportunidades (Opportunities) e as Ameaças (Threats) relacionadas ao negócio.
3 – Estabeleça quais são os objetivos estratégicos da empresa
Esta etapa do planejamento estratégico se refere aonde você quer chegar com a sua empresa. Ou seja, é hora de definir quais objetivos você considera relevantes para serem alcançados.
Considerando os dois passos anteriores, procure ser realista ao estabelecer os objetivos. Mantenha o pé no chão e proponha resultados atingíveis.4 – Desenvolva um plano de ação
O plano de ação é o que vai esquematizar como as ações estratégicas serão colocadas em prática. O foco está no aspecto operacional do planejamento estratégico, ou seja: o que vai ser feito? Por quem vai ser feito? Quando vai ser feito? Quais serão os custos?
5 – Defina os indicadores-chave de desempenho para acompanhar a execução do planejamento
Por fim, no planejamento estratégico precisa constar quais serão os indicadores-chave de desempenho (KPIs) utilizados para monitorar a execução das ações nele previstas.
Dessa forma, é possível avaliar o progresso dos esforços e implementar os ajustes necessários para potencializar os resultados.
Outras coisas importantes dentro do Planejamento Estratégico:
Definir o negócio: dar um significado único para as atividades da empresa, quais são seus diferenciais no mercado e o que ela faz de bom pelas pessoas.
Definir a visão de futuro com o propósito de criar uma imagem da empresa que esteja relacionada com a satisfação de seus clientes.
Definir a missão: missão tem como origem o vocábulo “mitere”, que significa, a que foi enviado. É a razão de ser da empresa e o que ela deseja fazer no mundo.
Definir os valores ou princípios filosóficos que regem as ações e decisões da empresa, segundo os quais ela age
É importante também que sejam estabelecidas estratégias de longo, médio e curto prazo:
- Conjunto de ações que se pretende desenvolver em até 02 anos.
- Planos de curto prazo: conjunto de ações que se pretende desenvolver num período de 06 meses a 01 ano.
- Metas: quantificação das ações dos planos para o cumprimento da missão da empresa.
Concluído o planejamento estratégico, é preciso monitorá-lo para que seja devidamente cumprido, fazendo os ajustes necessários caso novos cenários ou desafios forem surgindo. Afinal, de nada adianta um planejamento estratégico bem estruturado em teoria, se sua prática não for possível/acessível.
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