Receita Previsível: o segredo para construir empresas mais rentáveis e sustentáveis.

Imagine um modelo de negócio onde você sabe quanto vai faturar todo mês, conquista uma base fiel de clientes e consegue ampliar suas vendas de forma exponencial. Essas são apenas algumas vantagens de trabalhar com a Receita Previsível. Entenda no conteúdo abaixo como funciona esse formato de negócio e todos os benefícios que ele traz aos empresários.

O que é a Receita Previsível e como ela funciona? 

A Receita Previsível é o modelo de negócio que permite prever o faturamento da empresa em determinado período de tempo (mensalmente, por exemplo) e com o máximo de precisão. 

Isso só é possível pela Economia da Recorrência, formato de negócio em que as empresas comercializam produtos e serviços por meio de sistemas de assinatura, planos e mensalidades. Ou seja, em vez de fazer vendas pontuais, esses negócios apostam nas vendas recorrentes para ter maior previsibilidade de receita e manter uma base de clientes fiéis. 

Seu funcionamento acontece de forma simples: em vez de vender produtos e serviços no modo tradicional, a empresa comercializa planos e assinaturas por um período específico definido em contrato. Assim, o cliente tem acesso ao produto ou serviço durante todo esse tempo pagando um valor fixo mensal (ou trimestral, semestral, etc.).

Empresas de sucesso que trabalham no formato de Receita Previsível e Economia da Recorrência

De acordo com um relatório publicado pela Zuora (Subscription Economy Index 2021), as empresas recorrentes cresceram 21% no quarto quadrimestre de 2020, enquanto as principais empresas listadas nas bolsas dos EUA tiveram alta bem mais modesta: 3% no mesmo período. 

Mesmo com o cenário de recessão, esse mercado já está quase recuperando seu patamar de crescimento pré-pandemia – o que mostra o gigantesco potencial da Receita Previsível para os negócios. 

Os maiores expoentes do modelo são os serviços de streaming como Netflix e Spotify, que liberam o acesso a amplos catálogos de conteúdo online por uma assinatura mensal. 

Para a empresa, é uma forma de prever o faturamento, ter um planejamento financeiro melhor e escalar o negócio mais facilmente.

Para o consumidor, é uma forma prática e conveniente de ter acesso a produtos e serviços de uso contínuo, tendo uma excelente qualidade de atendimento e preços atrativos. 

Existem muitas outras vantagens!

A principal vantagem da Receita Previsível é autoexplicativa: você pode prever quanto vai faturar e contar com a mesma quantia mês a mês. 

Enquanto nos negócios tradicionais o faturamento varia muito e depende do esforço do time de marketing e vendas para adquirir novos clientes, na Receita Previsível, cada cliente conquistado passa a contribuir continuamente com os ganhos do negócio por um período predeterminado em contrato.

Assim, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) diminui e o LTV (Lifetime Value) aumenta, tornando o negócio mais sustentável e promovendo o crescimento exponencial (escalabilidade). 

Além disso, esse modelo de negócio oferece outras vantagens bastante atrativas: 

– Maior estabilidade e eficiência operacional no negócio;

– Maior facilidade para captação de recursos, obtenção de crédito e negociação com fornecedores;

– Mais oportunidades de upselling e cross-selling (tipos de pós-venda em que você oferece um produto ou serviço complementar ao que o cliente adquiriu);

– Mais facilidade na fidelização de clientes.

“Será que eu posso trabalhar com esse modelo de negócio?”

Se você está se fazendo essa pergunta, saiba que mais uma vantagem da Receita Previsível é que ela pode ser aplicada em vários segmentos do mercado. Alguns exemplos: 

Softwares 

A ideia de Receita Previsível nasceu no mercado SaaS (Software as a Service), que passou a vender softwares como serviço em vez de programas para instalação. 

Nesse modelo de negócio, o cliente paga uma assinatura fixa para ter acesso a uma plataforma na nuvem com todas as funcionalidades que necessita, sem precisar se preocupar com manutenção e atualizações. 

Clubes por Assinatura 

Os clubes de assinatura estão entre os negócios com Receita Previsível mais famosos (só durante a pandemia, foram criados mais de 800 novos negócios desse tipo, e já existem mais de 4 mil clubes ativos, segundo dados da Betalabs, publicados em 2020).

Funciona assim: o cliente escolhe um plano de assinatura e recebe um produto ou kit de produtos selecionados em casa todo mês.

Já existem clubes de assinatura de livros, roupas, vinhos, produtos para pets, cafés e vários outros nichos. 

Assinatura de Produtos 

Além dos clubes de assinatura, também existem empresas do comércio que estão apostando na Receita Previsível.

É o caso de pets shops que comercializam assinaturas de ração para entrega mensal e supermercados com planos para delivery de compras por assinatura, por exemplo.

É uma estratégia mais complexa, que exige uma demanda contínua dos consumidores e pode ser combinada com as vendas pontuais.

Streaming 

O segmento de streaming reúne serviços de conteúdo transmitido online, como filmes e séries, podcasts, videoclipes, músicas e aulas online. 

É o caso de plataformas de entretenimento famosas, como Disney +, Apple TV+, Globo Play, Amazon Prime e Netflix e Spotify, que já citamos.

Prestação de Serviços 

No setor de prestação de serviços ao consumidor, a Receita Previsível está presente em negócios como academias, lavanderias, escolas, clínicas de estética, etc.

Alguns são mais populares, como os planos de academia que permitem o pagamento de um valor fixo mensal e mensalidades de cursos e universidades. Outros são novidade no mercado, como planos de assinatura com pacotes de tratamentos em clínicas de estética.

 

5 passos para quem deseja trabalhar com a Receita Previsível: 

Se você chegou até aqui, obviamente está interessado por este formato de negócio, então confira os 5 passos para seguir se deseja trabalhar com ele: 

1: Identifique demandas contínuas 

Para que um produto ou serviço seja vendido de forma recorrente, é preciso que exista uma demanda contínua. 

Logo, o primeiro desafio do empreendedor que deseja uma Receita Previsível é identificar oportunidades de oferecer soluções recorrentes para os consumidores. 

Para isso, é preciso que o cliente tenha um apetite constante pelo consumo do produto ou serviço e veja a assinatura como opção mais vantajosa em comparação com a compra pontual.

2: Padronize a sua oferta  

Para trabalhar com a Receita Previsível, é fundamental padronizar os produtos e/ou serviços oferecidos no modelo de plano ou assinatura.

Isso significa não apenas entregar a mesma qualidade sempre no serviço.

Também é fundamental garantir que o atendimento mantenha o mesmo nível de excelência em todas as experiências. 

3: Garanta a satisfação do cliente 

A satisfação do cliente é a base que mantém toda a estrutura dos negócios recorrentes.

Se a empresa não investir nessa área, corre o risco de ter um churn alto (taxa de cancelamento) e não conseguir a tão necessária retenção de clientes. 

Por isso, o desafio é garantir altos níveis de satisfação e fidelização, entregando uma experiência única em todos os pontos da jornada de compra e relacionamento. 

4: Certifique-se de atrair o perfil de cliente ideal 

Identificar o perfil ideal de cliente é um dos desafios essenciais da recorrência.

Esse cliente é aquele que tem maior potencial para manter um relacionamento de longo prazo com o negócio, gerar valor consistente e tornar-se um promotor da marca disposto a recomendar seus produtos e serviços.

Para ter Receita Previsível, é fundamental mirar no público-alvo ideal, pois uma base de clientes com perfil inadequado pode tornar as relações frágeis e ameaçar a estabilidade do negócio. 

5: Controle seus recebimentos 

Como você deve imaginar, o controle de recebimentos não é tão simples na Receita Previsível. 

Imagine a dificuldade para enviar boletos de cobrança todo mês manualmente para cada cliente em uma grande base, e ainda controlar recebíveis e ficar de olho na inadimplência.

 

Que tal contar com a nossa ajuda?

Para obter sucesso no formato de negócio com Receita Previsível, você precisará primeiramente de um sistema de gestão que permita controlar a cobrança recorrente e acompanhar o fluxo de caixa da empresa.

Contando com os serviços da Krater, além de assessoria contábil, você receberá auxílio em todas as etapas da sua gestão financeira, como contas a pagar e a receber, controle de estoque, fechamento mensal e relatórios.

Entre em contato e conheça os nossos serviços. Estamos em Itajaí/SC prontos para te receber!