Em momentos de instabilidade econômica, como o que temos vivido, fica ainda mais evidente a necessidade de se ter uma reserva financeira. E se isso é algo considerado tão importante para grandes empresas, por que os micro e pequenos negócios ficariam de fora?
O caminho do empreendedorismo é feito de sonhos, empenho e realizações pessoais. Agora, imagine se você investe todos os seus recursos financeiros na abertura de uma empresa e se depara com uma situação adversa e imprevisível logo no começo?
Obviamente, existem prioridades, mas é de muita importância trabalhar com a reserva financeira, para resguardar o futuro do seu pequeno negócio, principalmente se ele ainda não possui estabilidade, capital de giro ou condições de arcar com grandes empréstimos.
Deseja saber mais sobre o tema e entender como montar sua reserva financeira? Acompanhe o conteúdo abaixo!
Você sabe o que é uma reserva financeira?
Reserva financeira trata-se de um montante que serve para cobrir despesas com eventuais imprevistos, com gastos que não estejam contemplados no orçamento empresarial. Com ela, é possível que o empresário quite dívidas e supere casos emergenciais mais tranquilamente.
Para montar uma reserva financeira, é preciso que seja estipulada uma quantia de dinheiro a ser reservada. Essa quantia depende do porte da empresa e de outros fatores, que explicaremos melhor no decorrer deste conteúdo.
Alguns exemplos de uso da reserva financeira são: perder um volume grande de clientes simultaneamente, não conseguir quitar a folha de pagamentos, crises econômicas atingindo com maior força o setor, entre inúmeras outras possibilidades.
Diferença entre reserva financeira e caixa:
Atenção, empresário: reserva financeira e caixa (capital de giro) não são a mesma coisa e nem possuem o mesmo papel dentro da empresa. Entenda:
Na prática, ter capital de giro é ter caixa para pagar as despesas e dívidas empresariais de curto prazo, sem precisar de financiamento de terceiros.
Já a reserva financeira é constituída de recursos guardados exclusivamente para emergências e imprevistos. É recomendável que a reserva seja correspondente a soma de pelo menos seis meses de todas as despesas de curto prazo.
E por que é tão importante micro e pequenas empresas trabalharem com dinheiro guardado?
Se para uma grande empresa, com capital de giro e possibilidade maior de negociação com banco e fornecedores, já é difícil passar por um período de crise financeira, imagine então para o empresário que está começando e ainda precisa conquistar sua estabilidade e espaço no mercado.
Segundo uma pesquisa realizada pela The Money Magazine, 78% das empresas passarão por um episódio imprevisível de grande prejuízo financeiro em um dado período de 10 anos.
A importância das micro e pequenas empresas terem dinheiro guardado é justamente para ter segurança em qualquer eventualidade que possa acontecer durante esse período, principalmente para não terem que recorrer a empréstimos a juros altíssimos que irão comprometer o futuro do negócio.
Existe situação ideal para fazer uso da reserva financeira?
Obviamente, o uso da reserva financeira deve ser feito somente diante de imprevistos e emergências.
No entanto, antes de tomar a decisão, é necessário ter discernimento para avaliar a situação. A sobrevivência do negócio depende disso? Seria para sanar uma dívida que aumentaria mais e mais? É preciso ter sabedoria e não esquecer de um importante detalhe: após o uso da reserva, ela precisa se reconstituir.
Como montar uma reserva financeira e qual percentual do lucro guardar?
Para uma reserva financeira efetiva, o recomendado é ter guardado entre 6 a 12 vezes o valor dos gastos mensais da empresa, mas isso vai depender muito de alguns fatores, como a segurança que você tem em sua capacidade de negócio, quantas pessoas estão envolvidas e outros.
Portanto, após identificar qual é o faturamento da sua empresa, multiplique-o por 6x ou por 12x e você encontrará o valor necessário para não sofrer impactos danosos à sobrevivência do seu negócio. Este será o valor estabelecido como meta para a sua reserva financeira.
Para criar sua reserva financeira, comece estipulando um plano de reserva: organize quantos meses é preciso para juntar o valor necessário, analise despesas fixas e variáveis, como também as despesas anuais para saber o valor total que deve guardar.
Claro, para ter esse planejamento alinhado com a sua empresa, você precisa ter o controle financeiro do negócio na palma da sua mão, estar operando de acordo com as conformidades e contando com apoio e orientação contábil.
Seu pequeno negócio ainda não conta com reserva financeira?
Agora que você compreendeu a importância da reserva financeira para a garantir do futuro do seu negócio, chegou a hora de dar os primeiros passos.
Nosso modelo de contabilidade tem tudo a ver com economia, tecnologia e praticidade, pois também trabalhamos de forma online, e estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a se organizar melhor financeiramente.
Com planejamento e a orientação de profissionais certos é possível criar uma reserva de dinheiro conforme sua necessidade. Contate-nos agora mesmo e saiba como!