Krater contabilidade Itajaí, há mais de 20 anos trazendo soluções indispensáveis à prosperidade do seu negócio!

Perdeu o prazo para enviar sua declaração do Imposto de Renda 2024? Não se preocupe, ainda há soluções.

A exceção foi concedida pela Receita Federal aos moradores do Rio Grande do Sul, que têm até 30 de agosto para enviar a declaração devido à situação de calamidade causada pelas chuvas. No entanto, para o restante do país, perder o prazo significa enfrentar multas e regularizar sua situação para evitar complicações futuras com a Receita Federal.

A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para aqueles que tiveram renda tributável superior a R$ 30.639,90 em 2023. Se você não enviou sua declaração a tempo, ainda pode fazê-lo, mas será necessário arcar com a multa e regularizar seu CPF.

Multa por atraso na entrega:

A multa mínima para quem não cumpriu o prazo é de R$ 165,74, mesmo que não haja imposto a pagar. Essa multa é calculada em 1% ao mês, sobre o valor do imposto devido, até um máximo de 20% do imposto.

Regularização do CPF:

Não enviar a declaração e não pagar a multa pode resultar na irregularidade do CPF. Isso pode causar uma série de problemas, como bloqueio de contas bancárias e dificuldades em obter crédito, financiamentos e até mesmo passaporte.

Para regularizar o CPF, é necessário enviar a declaração e pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Assim que a declaração for processada, o CPF será restabelecido à sua condição normal.

Sonegação Fiscal:

Não cumprir com suas obrigações fiscais pode ser considerado crime contra a ordem tributária, conhecido como sonegação fiscal. Esse crime, previsto na Lei 8.137/90, pode acarretar sérias consequências legais.

Portanto, se você perdeu o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024, é essencial agir o mais rápido possível para evitar problemas futuros. A regularização é fundamental para manter sua situação fiscal em conformidade e evitar penalidades mais graves.