Não há como empreender sem correr riscos, e assumi-los está intimamente ligado ao espírito empreendedor.
Se você deseja iniciar seu próprio negócio, precisa aceitar e lidar com o fato de que irá passar por momentos de dúvidas e incertezas. Porém, encarar isso, não significa entrar em negócios cegamente, muito pelo contrário, toda negociação exige planejamento e trabalho.
Vamos compreender juntos o universo dos riscos do empreendedorismo?
Principais riscos do empreendedor
Para aqueles que estão começando, os maiores fatores de risco estão ligados diretamente ao capital e ao modelo de negócio. Mas há outros riscos no empreendedorismo que também podem ser preocupantes, como: o risco de mercado (extremamente presente no nosso país, em função da crise econômica e da pandemia), o risco da concorrência (que se refere às perdas que podem decorrer de estratégias de marketing e de preço dos concorrentes), o risco de credibilidade (qual pode estar associado ao lançamento mal sucedido de um novo produto no mercado), e, ainda, o risco tecnológico (relacionado a eventuais falhas de tecnologia).
Porém, quando existe o real sonho de empreender, correr cada um desses riscos vale muito a pena, e você pode aprender a lidar melhor com eles buscando evoluir em cada situação.
Aprenda a assumir riscos
Em primeiro lugar, tente encarar cada risco de forma otimista, onde você encontra uma grande oportunidade para aprender. As falhas podem lhe ajudar a pensar e se planejar melhor estrategicamente. Por exemplo: a inovação envolve fazer as coisas de um jeito diferente e colocar em prática novas ideias, ou seja, é um risco que pode ser minimizado com novos conhecimentos de mercado e atitude inovadora. Se esse não fosse um risco aos empreendedores, não haveria evolução.
Aprenda a calcular riscos
Os empreendedores que calculam riscos são aqueles que tomam medidas sensatas e precavidas em direção aos seus objetivos, encontrando maneiras de reduzi-los para avançar com seus negócios.
Lembre-se: os riscos estão diretamente relacionados às oportunidades, e aqueles que os assumem já têm uma grande vantagem competitiva.
Normalmente, o empreendedor que tem uma visão diferente do risco que está correndo, sai na frente. A perspectiva otimista, sobre a qual já falamos, o leva a olhar não só o que tem a perder, mas principalmente, o que tem a ganhar.
Vamos entender um pouco mais sobre como calcular riscos? Confira abaixo!
Probabilidade x Impacto
Probabilidade e impacto são dois elementos fundamentais para explicar o fenômeno dos riscos.
Muitas vezes, a probabilidade é confundida com o próprio risco. Mas, na verdade, quanto mais chances de alguma coisa dar errado, maior a probabilidade e, consequentemente, maior o risco.
No senso comum, o entendimento sobre o impacto é o que se perde ao enfrentar uma situação, mas, na verdade, o impacto é a diferença entre o que se ganha e o que se pode perder, caso algo dê errado.
O impacto mede os resultados de assumir um risco, que podem ser negativos ou positivos.
Outros fatores para calcular riscos
Além da probabilidade e do impacto, existem outros fatores que devem ser considerados para se fazer uma boa análise de riscos, seja em relação ao mercado, à concorrência e a qualquer outro fator de risco envolvido no negócio.
Esses elementos são a incerteza, a complexidade, as ameaças e as ações alternativas. Compreenda melhor cada um deles:
Incerteza
É muito comum não conseguir definir o grau de risco de um determinado fator quando há falta de informações. Aqui se dá a importância de estudar o mercado, buscar orientação e calcular muito bem cada passo.
Outras causas para a incerteza também são informações de veracidade duvidosa, excesso de dados, fontes sem credibilidade, dados contraditórios e outros. Quanto maior a incerteza, maior é a chance de algo inesperado acontecer.
Complexidade
A complexidade é a quantidade de variáveis que influenciam a atividade do empreendedor. Quanto maior o número de variáveis, maior a chance de algo dar errado.
Para entender, imagine, por exemplo, a diferença entre organizar uma festa de aniversário para os familiares mais próximos e uma festa para centenas de convidados. O grau de complexidade do evento com muitos convidados é bem superior, pois envolve uma grande quantidade de pessoas, de fornecedores, de tempo, além do orçamento, espaço e outros fatores que precisam ser considerados para viabilizar o projeto.
O mesmo acontece no universo empreendedor, onde você precisa lidar com grandes negociações, mais complexas e envolvendo variáveis diversas.
Ameaças
As ameaças estão presentes em nossas vidas e todos nós assumimos diariamente algum tipo de risco. Elas são, inclusive, o elemento que gera o risco. Uma mesma atividade pode ter baixo risco em um contexto e alto risco em outro, e assim também acontece no empreendedorismo.
Ações Alternativas
O risco existe, você já sabe, mas o que pode ser feito para eliminá-lo ou minimizá-lo?
É essa análise que vai definir sua estratégia!
Muitas vezes, pode ser que o custo para executar uma ação alternativa seja maior do que correr o próprio risco, nesse caso, dependendo do contexto, você deve avaliar a relação custo-benefício. Quanto mais formas de reduzir ou eliminar os impactos, a probabilidade, a incerteza, a complexidade e o número de ameaças, menor será o seu risco.
Dentro das possibilidades financeiras da empresa, claro, opte sempre pelo caminho mais seguro.
Compreenda que assumir riscos é diferente de se aventurar
Em todas as tomadas de decisão do seu negócio, haverá riscos. Não há como fugir disso. Mas, sabendo usar os critérios certos e fazendo a análise de todos os fatores envolvidos, você saberá quais riscos precisam de maior atenção e conseguirá lidar melhor com eles.
Vamos para um exemplo na prática: você já analisou o risco se o seu principal fornecedor quebrar? Qual será o impacto para a empresa? De que forma seu produto será prejudicado? O seu produto ou negócio dependem exclusivamente desse fornecedor? Que ações alternativas você pode tomar para minimizar esse risco caso ele aconteça?
Faça esse exercício para analisar outros riscos: quais os impactos se o seu negócio crescer e você buscar novas parcerias? E se você resolver exportar seu produto?
Assim, você assume riscos de forma mais segura e assertiva, sem transformá-los em uma aventura de dúvidas e incertezas para o seu negócio.
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