Você anda aplicando a Inteligência Financeira a suas finanças? Isso nada mais é que ter autoconhecimento do seu financeiro e tomar as melhores decisões a respeito do seu dinheiro.
Aliás, como está essa relação? Vamos falar sobre isso e te explicar como desenvolver a inteligência financeira.
O que é Inteligência Financeira?
Esse é o nome dado as melhores escolhas que você toma para administrar o seu dinheiro. A Inteligência Financeira envolve análise, planejamento e priorização.
É uma forma sagaz de usar suas finanças para ajudar a realizar seus sonhos e objetivos.
Podemos destacar 4 ações essenciais para atingir a Inteligência Financeira:
- Organizar os gastos por ordem de relevância
- Gastar menos do que ganha
- Poupar os excedentes
- Investir para realizar objetivos
Mas isso não seria educação financeira? Não, pois a esse está pautada em três pontos: Organização orçamentária, Liquidação das dívidas e Realização de investimentos.
Mas claro, esses pontos junto com os que falamos acima da inteligência financeira são essenciais para lidar com as suas finanças de uma forma saudável.
Como utilizar a Inteligência Financeira?
Afinal, como organizar a vida financeira com essa tal Inteligência Financeira, né? Nós te explicamos!
É preciso focar em um planejamento financeiro sólido para você bater as suas metas.
Faça escolhas inteligentes e não se meta em mais dívidas com o dinheiro extra, use-o para fazer uma reserva de emergência.
Tenha atitude e saiba agir de forma cautelosa! Crie estratégias sólidas para lidar com suas finanças e aprenda a eliminar os gastos desnecessários, dessa forma você irá poupar o seu dinheiro.
O que você precisa para uma vida financeira inteligente?
Agora vamos botar em prática tudo aquilo que você aprendeu sobre como lidar com as finanças.
Existem 4 pilares imprescindíveis para uma vida financeira inteligente, que são:
- Buscar conhecimento e procurar mudar os maus hábitos: o autoconhecimento é necessário para moldar o destino das suas finanças.
- Aprenda a controlar os seus gastos anotando todos eles e identificando para onde vai cada conta.
- Proteja o seu dinheiro! Priorize compras a vida, crie uma reserva de emergência, alinhe seus gastos com os seus objetivos para que não ocorram gastos exorbitantes.
- E por último, mas não menos importante! Aprenda a multiplicar os seus ganhos, busque conhecer sobre as opções de investimento e busque mais dicas de como cuidar das suas finanças de forma inteligente.
É preciso ter consciência sobre o uso do seu dinheiro, por isso, não exite em buscar ajuda quando precisar.
Aqui no nosso blog você encontrará diversos textos explicativos para te auxiliar a lidar melhor com as finanças e se precisar de ajuda, entre em contato conosco, pois nossa equipe é especializada em gestão administrativa e financeira.