Você já ouviu falar em OKR? A sigla para Objectives and Key Results, ou em português, Objetivos e Resultados-Chave, é uma metodologia que pode ajudar sua empresa! Continue lendo para entender melhor.
A OKR tem como princípio estabelecer as metas do seu negócio e estipular planos de ação para que esses objetivos sejam alcançados. Com este método, devemos deixar claro, para toda a organização, o que a empresa almeja e como ela vai trabalhar para atingir essas metas.
Você sabe dizer quais são as prioridades da empresa onde trabalha? Caso a resposta seja não, é sinal de que a gestão precisa ser melhor trabalhada, afinal, como é que podemos nos empenhar em algo que não tem propósito ou finalidade definida?
Essas dúvidas podem gerar uma baixa de produtividade e empenho, assim como diminuir o engajamento com a equipe, o que pode causar problemas e empecilhos para atingir as metas.
Entendeu agora como a metodologia OKR é importante e pode impactar diretamente a sua empresa?
Afinal, o que significa OKR?
Como já falamos anteriormente, OKR é a abreviação de Objectives and Key Results, que significa Objetivos e Resultados-Chave. Dessa forma, a metodologia OKR serve para gerir os objetivos de qualquer empresa e definir quais serão as estratégias usadas para alcançá-los em determinado tempo.
Letra O
A letra “O” da sigla representa os objetivos que precisam ser qualitativos, aqueles que não podem ser contados necessariamente em números.
Letras KR
Já o “K” e o “R” são os resultados-chaves, que devem ser quantitativos e mensuráveis, conhecido por muitos como a meta.
Exemplo: para tornar o meu blog referência em conteúdo de tecnologia (meu objetivo) preciso conseguir 3 posts por mês em primeiro lugar na busca orgânica no google (resultados-chave).
Resumindo, o objetivo diz para onde devemos ir e se refere àquele sonho inspirador da empresa, e o resultado-chave, vai permitir que você saiba identificar se chegou lá ou não.
Basicamente a estrutura fica da seguinte forma:
A empresa tem um objetivo e precisa dos resultados-chaves de cada setor para alcançá-los.
Logo, cada setor também passa a ter seu próprio objetivo e os resultados-chaves para entregar.
Juntos, cada área, estabelecendo suas metas de acordo com o que a empresa precisa e entregando seus resultados, alcançam o objetivo geral da empresa.
Aqui vai na prática alguns exemplos de objetivos e resultados-chaves para exemplificar melhor essa explicação:
Exemplos de objetivos:
– Se tornar referência no mercado da moda infantil
– Ter a melhor plataforma de gestão de pessoas do Brasil
– Ser reconhecida como a melhor empresa para se trabalhar no país
Exemplos de resultados-chave:
– Crescer de 2.000 para 4.000 visitantes no blog
– Conquistar 500 novos clientes no semestre
– Ter um NPS acima de 80
Quais os resultados que a metodologia OKR gera?
Através das OKRs é possível identificar se a equipe e os resultados estão caminhando de acordo com o planejado. Afinal, isso contribui para melhores tomadas de decisões referentes aos processos, produtos e estratégias do negócio. A OKR colabora para:
Foco – É óbvio que a maioria das empresas quer alcançar os maiores níveis e títulos de sucesso. Mas assim, como tudo na vida, é preciso ter prioridades. Trabalhar com OKR é ter foco concentrado em um objetivo e garantir que ele será alcançado e não procrastinado, ou tirado de prioridade.
Engajamento – Definida a OKR os colaboradores se sentem motivados e alinhados com o propósito da organização. Assim, conseguem fazer sua autogestão sem se perder, pois, sabem exatamente o que precisam realizar, além de serem incentivados a pensar e criar ideias e soluções que ajudem a entregar os resultados.
Alinhamento – A comunicação interna é potencializada, pois, ao utilizar OKR, os ruídos são minimizados à medida em que há transparência e todos sabem e entendem os objetivos e o impacto do seu trabalho nas entregas finais.
Como aplicar a metodologia OKR na minha empresa?
Chegou a hora de colocar em prática e implementar as OKR! Construa os objetivos com os líderes da empresa e escreva os resultados-chaves de cada setor em uma planilha ou plataformas especializadas que possam ser acessadas por toda a empresa.
Depois, pensem em conjunto nessas três perguntas e tentem achar as respostas:
1- Onde queremos chegar?
2- Como faremos para alcançar?
3- O que prova que alcançamos?
Diante destes questionamentos é que surgem as ideias para as ações durante um bom brainstorm. Quando você conseguir essas respostas, significa que você já estabeleceu as OKRs da empresa! E depois, o próximo passo é aplicar e mostrar na prática para os colaboradores tudo o que foi planejado. Prepare treinamentos, explique os conceitos e esclareça como a empresa chegou a conclusão que aquelas seriam as OKR ideias para o seu negócio.