O empreendedorismo corporativo é uma prática em que o funcionário empreende dentro da organização na qual trabalha, ou seja, gestores, funcionários e demais colaboradores podem desenvolver projetos, e ambos os lados são beneficiados.
Pautado sobretudo nos pilares de inovação e melhoria de processos, o empreendedor corporativo não atua como um sócio, mas propõe estratégias e soluções para o crescimento da empresa, o que contribui também para o seu próprio crescimento profissional.
Como o empreendedorismo corporativo pode ajudar a sua empresa?
Uma das vantagens do empreendedorismo corporativo é que, em muitos momentos, quem atua na linha de frente de determinada tarefa entende melhor os gargalos do processo do que um superior.
Com isso, a pessoa pode propor soluções assertivas para solucionar esses problemas, e assim, colaborar para que a empresa se desenvolva e reduza custos com eventuais medidas corretivas.
Confira, a seguir, outras vantagens proporcionadas por ações empreendedoras dentro das corporações.
Diminuição na rotatividade de profissionais
Uma vez que os funcionários sentem-se valorizados podendo propor soluções onde trabalha e isso o faz permanecer no cargo.
Para o funcionário, o empreendedorismo corporativo é uma oportunidade para agir como dono de um negócio e adquirir novos conhecimentos e habilidades.
Aumento da produtividade
Quando o estímulo a essa prática é bem feito, os funcionários se sentem encorajados e animados a pensar em ações para a empresa.
Com isso, os gestores terão diversas ideias de melhorias para serem postas em prática, e algumas delas podem aumentar a produtividade nos processos. Além do mais, podem ajudar a reduzir o absenteísmo e a falta de motivação no ambiente de trabalho.
Redução de custos
Corrigir um problema antes dele acontecer é mais barato e causa menos dores de cabeça. Assim, a empresa reduz custos antecipando a solução. Além do mais, o empreendedor corporativo propõe ações para realizar o uso racional e assertivo de diversos recursos do negócio, o que também gera economia de dinheiro e tempo de trabalho.
Mas como implementar o empreendedorismo corporativo?
Adotar o empreendedorismo corporativo envolve a mudança de pensamento de todos da empresa. Isso significa que os sócios, gestores, líderes e demais superiores precisam entender e estarem alinhados para que todos os funcionários possam contribuir ativamente com o crescimento da empresa.
Assim como os funcionários precisam ganhar confiança e entender que fazem parte da empresa e podem propor soluções a qualquer momento. Entenda agora como estimular o empréstimo corporativo no seu negócio.
Papel da empresa
Planejamento é um passo fundamental para implementar o empreendedorismo corporativo. Os sócios, líderes e gestores podem se reunir para definir quais áreas da empresa precisam de melhorias, além de avaliar quais ações tomar para estimular os funcionários e como tornar essa prática parte da cultura empresarial.
É importante lembrar que a empresa deve ofertar capacitações, principalmente nas áreas de empreendedorismo e inovação, para que os funcionários possam desenvolver o senso de liderança e criatividade.
Papel dos gestores
Os gestores oferecem um importante suporte aos empreendedores, pois eles vão atuar como mentores dos funcionários. É preciso estar disposto a ouvir e também estimulá-los a pensar em soluções inovadoras com total liberdade. Essas ações devem fazer parte da rotina de trabalho.
Os gestores podem treinar e auxiliar funcionários específicos para que esses desenvolvam o espírito de liderança em seus cargos de atuação. É válido destacar que os erros fazem parte do processo e eles não devem ser recriminados.
Papel dos colaboradores
O empreendedor corporativo deve ter a capacidade de pensar para além da função que exerce. Ele precisa conhecer bem os processos da empresa na qual trabalha, para que assim possa sugerir ideias que impactem outras áreas do negócio.
O colaborador não deve ter medo de arriscar, ousar ou ter vergonha na hora de propor ações para a empresa. Características importantes para esses profissionais são: proatividade, senso de liderança, criatividade, bom relacionamento interpessoal, estar disposto a receber feedbacks e ter foco.
Como engajar seus funcionários?
Independentemente do porte da empresa ou ramo de atuação, a organização que mantém os funcionários engajados recebe melhores resultados e produtividade, e não é diferente dentro do conceito de empreendedorismo corporativo. Por isso, é fundamental incorporar ações de incentivo aos colaboradores na cultura organizacional.
Estimulando o sentimento de dono
Os funcionários devem se sentir como se fossem os donos da empresa, numa prática conhecida como ownership. Com isso, eles vão se sentir parte efetiva do processo e vão desempenhar as funções e a criação de soluções com entusiasmo e engajamento.
Demonstrando interesse nas opiniões dos seus funcionários
Uma boa comunicação é saudável e produtiva em qualquer ambiente de trabalho, e, para a empresa que deseja implementar o empreendedorismo corporativo, esse pilar precisa ser ainda mais forte.
Assim, os líderes e gestores precisam demonstrar interesse em ouvir todos os funcionários, desde os cargos mais baixos até os superiores, e essa prática deve ser constante — não apenas por meio de reuniões formais esporádicas.
Crie um ambiente livre de julgamentos
Os funcionários precisam de um ambiente de trabalho em que eles se sintam confortáveis para sugerir ações para a empresa, por mais simples ou sem sentido que possam parecer à primeira vista.
Para isso acontecer de forma saudável, os líderes, gestores e os outros colegas de trabalho não devem julgar as opiniões e propostas apresentadas.
Reconheça os esforços da sua equipe
Reconhecer os esforços dos colaboradores é outra ação importante no empreendedorismo corporativo, pois valoriza o funcionário e reforça a importância que ele tem para a empresa.
Para isso, os gestores e líderes podem desenvolver ações de valorização, como por exemplo bonificações, reuniões de feedbacks e planos de carreiras.
Implantando um programa de ideias
Um programa de ideias é um conjunto de ações estruturadas que servem para estimular os colaboradores a pensar em soluções que otimizem e inovem os processos da empresa.
Alguns programas de inovação contam com a participação de agentes externos, como clientes e fornecedores, principalmente na criação de um novo produto ou serviço.
Para que essa estratégia dê certo, é preciso que o programa de inovação funcione a longo prazo, tenha todos os passos bem definidos e tenha ações de incentivo.
Para implantar um programa de ideias, a empresa precisa:
- Fazer o planejamento de todo o programa;
- Definir quais desafios devem ser resolvidos;
- Apresentar o programa aos funcionários;
- Capacitar pessoas;
- Apresentar ideias;
- Criar um comitê de avaliação;
- Pensar em bonificações para as ideias vencedoras;
- Validar ideias e implementá-las;
- Mensurar os resultados;
- Fazer um feedback final com todos os participantes.
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