Você já ouviu falar na importância do inbound marketing para pequenas empresas?
Ele reúne uma série de ações e estratégias cujo objetivo é promover a imagem e as soluções que a empresa oferece, firmando um posicionamento. Quando bem aplicado, o inbound marketing ajuda a divulgar de forma interessante os produtos e serviços, chamando a atenção e despertando o interesse do público-alvo espontaneamente.
Vale lembrar que o inbound é considerado uma alternativa mais eficiente e acessível do que o marketing tradicional.
Deseja saber tudo sobre ele e como aplicar no seu modelo de negócio? Acompanhe no conteúdo abaixo.
O que é Inbound Marketing?
O inbound marketing se refere à ações e estratégias que visam atrair novos negócios.
Trata-se de uma abordagem em que o potencial cliente chega voluntariamente até a empresa, pois está interessado nas soluções que ela oferece.
Diferentemente do marketing tradicional, no inbound, a marca não “encontra” o cliente com inserções publicitárias, por exemplo. Em vez de ir diretamente até a pessoa, a marca faz com que ela a encontre, se interesse e entre em contato.
O foco das estratégias de inbound está em gerar um interesse espontâneo pelo produto ou serviço comercializado, desenvolver um relacionamento e oferecer a pessoa o que ela precisa no momento mais adequado.
Por que seu pequeno negócio precisa do Inbound Marketing?
Empresas de pequeno porte ou que estão começando e que investem nas estratégias de inbound marketing, usufruem de uma série de vantagens.
A primeira delas se refere ao custo das ações. É muito mais barato investir no inbound do que nas estratégias mais tradicionais de marketing para atrair novos clientes.
Exemplo: no inbound você pode trabalhar com anúncios patrocinados e direcionados ao seu público-alvo no Instagram, ao invés de gastar tempo e dinheiro com outros tipos de publicidade que irão atingir uma grande massa de pessoas que não fazem “fit” com seu produto ou serviço.
Também vale citar como vantagem o maior potencial que as estratégias de inbound têm para fidelizar os clientes e posicionar a empresa como autoridade no mercado.
No inbound marketing, é muito mais fácil segmentar o público e, a partir disso, direcionar os esforços de maneira mais assertiva e menos dispersa, e também se enfrenta menos dificuldade na hora de mensurar os resultados das campanhas.
Dicas de implementação do Inbound no seu pequeno negócio:
Para que as estratégias de inbound marketing sejam adotadas na sua empresa de forma bem sucedida, trazendo reais resultados, algumas práticas precisam ser seguidas:
Defina as pessoas com quem seu negócio irá conversar
Saber quem é e onde está seu público de interesse é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. Mas mais importante ainda, para o inbound, é ter as buyer personas bem definidas.
Byer personas tratam-se de perfis fictícios daquilo que você consideraria clientes ideias para o seu modelo de negócio. Assim, todas as ações devem ser implementadas tendo essas personas em mente.
Exemplo: se o seu negócio for uma academia, você precisa conversar com aqueles que levam um estilo de vida saudável, se preocupam com a estética e saúde do corpo e praticam atividades físicas.
Saiba onde essas pessoas estão
É importante também que você saiba em quais canais as buyer personas do seu negócio estão. Identifique as mídias que elas mais consomem e marque presença nesses espaços.
Ainda usando o exemplo da academia, o público fitness costuma ser ativo no Instagram, em eventos e locais que promovam a vida saudável e estética.
Esteja presente no digital: desenvolva um blog corporativo e atue nas mídias sociais.
Um dos canais mais utilizados para atrair o público para o site da sua empresa e despertar o interesse pelo que você está ofertando são os blogs corporativos.
Crie um para seu negócio, em nível profissional e muito bem estruturado, que converse e se conecte com a persona. Além disso, mantenha perfis e páginas nas principais mídias sociais usadas por seu público-alvo. Instagram, Facebook e LinkedIn são as redes sociais mais em alta.
Crie conteúdos relevantes
Para chamar a atenção das pessoas e se conectar com elas, você precisa criar 2 tipos de conteúdo: o primeiro são os posts para seu blog, baseados em temas que se relacionam com as palavras-chave mais usadas por seu público-alvo em buscas na internet. O segundo são os chamados materiais ricos, como e-books, infográficos, vídeos, publicações nas redes sociais e outros.
Crie páginas de captura de leads
Ao ler seus posts em blogs e até nas redes sociais, as pessoas podem se interessar por alguns assuntos mais específicos, e é nessa hora que você oferece materiais ricos para elas, gerando um canal ainda maior de conexão.
Para receber esses materiais, seus potenciais clientes são direcionados às chamadas páginas de captura, onde são convidados a preencher alguns dados, como e-mail e telefone, em troca de poderem acessar os materiais ricos que você tem a oferecer. Um bom começo para você e seu futuro cliente, concorda?
Envie conteúdos relevantes via e-mail marketing
Depois de contar com os dados dos clientes, você poderá nutri-los com mais conteúdos relevantes, via e-mail marketing. Essa é uma ótima estratégia para ir cultivando um relacionamento com eles até o momento em que achar conveniente fazer uma aproximação mais direta.
Exemplos de Inbound Marketing para pequenas empresas
Agora que você já sabe o que é o Inbound Marketing, como ele funciona e os benefícios que essa abordagem oferece para as pequenas empresas, que tal implementar no seu modelo de negócio?
Dentre as principais estratégias de Inbound Marketing que você pode começar a implementar agora, destacam-se:
- Produção de conteúdo relevante para o blog da empresa.
- Técnicas para otimizar a busca por seus conteúdos (SEO).
- Envio de e-mail marketing com ofertas e conteúdo personalizado.
- Campanhas para engajamento nas redes sociais.
Criar relacionamento é essencial. Negócios se destacam pela capacidade de encantar e agregar valor na vida das pessoas. Esse é, inclusive, um dos grandes segredos do sucesso.
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