Parceria, proximidade e comprometimento, essas são as principais características da Contabilidade Consultiva, o modelo de Assessoria Contábil que atua lado a lado com a gestão do negócio, visando um atendimento mais íntegro e qualificado ao empresário. Você é dono ou gestor de empresa? Então leia até o final este conteúdo!
Contabilidade Consultiva: seu negócio mais próspero e seguro.
Extremamente necessária para todo tipo de negócio, a contabilidade é a ciência responsável por estudar os fenômenos financeiros, suas variáveis e, consequentemente, seus impactos no patrimônio das empresas; e o contador é o profissional responsável por diagnosticar e prognosticar a saúde do negócio, sendo um dos principais pilares que sustentam a sua estrutura.
Antigamente, era comum que os empresários vissem o contador como o profissional responsável por entregar as obrigações acessórias e cumprir as formalidades legais na empresa, sem autonomia para exercer um contato mais próximo com o cliente. Porém, isso ficou no passado. No mundo dos negócios contemporâneos, os contadores assumiram uma nova postura diante da gestão financeira das empresas. Hoje, além das atividades já citadas, fornecem consultoria e suporte para que as empresas não só estejam regularizadas, mas também cresçam e tenham muito sucesso.
E essa nova metodologia utilizada, que vem transformando o mercado, é denominada de Contabilidade Consultiva. Continue lendo para saber detalhes!
Como a Contabilidade Consultiva funciona?
A Contabilidade Consultiva, em poucas palavras, é a interação mais frequente entre o contador e o empresário. Ela tem o dever de acompanhar o desenvolvimento de um negócio, de forma que o profissional entenda a real necessidade do empreendedor e consiga ajudá-lo nas tomadas de decisões, promovendo soluções assertivas ao longo do tempo.
Ela funciona como uma via de mão dupla. O cliente tem o dever de fornecer informações sobre o andamento e movimentação da empresa. Em conjunto, o contador tem o dever de acompanhar os números e promover planos de ações de acordo com a necessidade do negócio.
O profissional contábil precisa, também, pensar em métodos estratégicos e técnicas de gestão para que o contato com o cliente seja o mais dinâmico possível. Assim, conseguirá promover a análise das movimentações e gerar indicadores que servirão como estratégia de planejamento.
Pensando nisso, os escritórios estão investindo na terceirização dos processos de negócios utilizando ferramentas de gestão que possibilitam aproximação com os clientes e praticidade para receber as informações, também conhecido como BPO Financeiro.
Ao trabalhar com o BPO Financeiro, acontece uma integração de todos os processos financeiros da empresa para a contabilidade. O fato de lidar diretamente com o controle financeiro da empresa do cliente, demonstra o domínio dos números e de todos os processos internos.
Por que aliar a Contabilidade Consultiva ao seu negócio?
A principal razão para contar com a Contabilidade Consultiva é que, segundo estudos, a maior causa dos problemas nas empresas é a falta de acompanhamento contábil contínuo e especializado.
É através das movimentações financeiras de uma empresa que o profissional consegue identificar se há excesso de dívidas em aberto, falta de mecanismo de controle financeiro, piora nos resultados, entre outros sinais que implicaria até mesmo em falência, prevendo/prevenindo essas situações.
Visando esse cenário, a Contabilidade Consultiva trabalha com práticas de gestão. Através delas, é possível tornar uma empresa lucrativa, organizada e saudável.
Se você tem um negócio ou deseja constituir um, deve buscar por um profissional que forneça:
– Planejamento tributário, financeiro e estratégico.
– Ferramentas de controle financeiro.
– Preparo para sua empresa para atender a demanda.
Como escolher o Serviço Contábil certo?
Primeiro, é importante que você encare a contabilidade como um grande recurso de gestão, garantia de rentabilidade, cuidado, análise e até mesmo uma possível redução de carga tributária do negócio, e busque um parceiro qualificado para te auxiliar com isso.
O ideal é que você faça a escolha certa do profissional ou do serviço contábil que cuidará da sua empresa, baseando-se nestes requisitos:
– Analise o sistema de organização oferecido pela empresa: através de plataformas on-line, o empreendedor consegue inserir todos os dados da empresa para que o contador acesse, controle, organize e contabilize. Valorize a contabilidade que utiliza ferramentas de gestão e tecnologia para gerar praticidade. Assim, ganhe tempo para empreender.
– Habilitação para executar as atividades: a contabilidade é uma atividade regulamentada pelo CRC, o órgão de classe dos contadores. Certifique-se que o profissional escolhido para cuidar de sua empresa tenha a licença para desempenhar tal profissão com excelência.
– Segmentação de atividades: entenda qual é o ramo de atividade que a empresa trabalha. E, de acordo com isso, se ela está apta para suprir suas necessidades. Valorize o profissional que possui experiência no seu ramo de atuação e garanta que as entregas de obrigações acessórias e impostos sejam feitas devidamente.
– Bom atendimento, conteúdo rico e consultoria: a capacidade do profissional de apresentar e explicar assuntos complexos de forma simples, fornecer conteúdos para manter o cliente informado e promover soluções, demonstra o quanto ele se importa com a sua empresa, e o quanto ele está disposto a oferecer consultoria.
O empreendedor precisa de consultoria contábil antes mesmo de instituir seu negócio, pois, no momento da constituição de uma empresa, escolher o melhor formato jurídico, regime tributário e até mesmo o CNAE adequado, trará resultados positivos ou negativos no futuro.
Se você deseja simplificar o processo de escolha de uma Assessoria Contábil eficiente, visando o modelo de Contabilidade Consultiva, entre em contato com a Krater. Nosso time de especialistas irá trabalhar lado a lado do seu negócio, visando desenvolvimento, segurança e a construção de uma parceria estratégica!