Inovação, tecnologia, adaptação. Três palavras-chave para o futuro e desenvolvimento de todo negócio. Especialmente em 2021, as empresas precisam saber acompanhar as novas formas de pensar, agir e comprar dos consumidores. E você, está preparado? Neste cenário, atualizar-se é muito importante, por isso trouxemos algumas dicas e insights para a sua gestão. Acompanhe.
Por que inovar?
A inovação é um fenômeno da economia a partir do qual a humanidade tem transformado sua relação com a realidade. Considere, por exemplo, a nossa condição atual: com a chegada da Covid-19 precisamos nos adaptar às plataformas de trabalho on-line (home office), ao delivery (vendas on-line) e ao novo perfil do consumidor, que está mais resistente ao sair de casa, comprar, viajar, etc.
A estrutura do mercado não é simples. São muitos os detalhes que merecem atenção para que possamos descobrir coisas significativas sobre qualquer uma das manifestações que gerenciam a economia. Uma dessas manifestações é a inovação, por meio da qual toda a rotina humana se torna mais prática, veloz e impactante.
Porém, se quisermos descobrir o que é inovação e qual a sua importância nas empresas, primeiro precisamos entender qual a função de uma empresa na sociedade. Desse modo, é possível compreendermos o motivo pelo qual ela evolui, e então ficará claro que uma empresa só evolui porque: inova!
O papel das empresas na sociedade
Uma empresa existe, necessariamente, na condição de concentradora de recursos humanos, a fim de promover soluções às pessoas. Isso significa que empreender é resolver problemas, correto? Portanto, é necessário que haja problemas a serem resolvidos para que as organizações tenham espaço e façam sentido dentro da sociedade.
Uma vez que uma empresa se mostra capaz de resolver um problema comum, ela então encontra uma estabilidade transitória. Tal estabilidade está na sua capacidade de satisfazer continuamente a necessidade do consumidor, que muda continuamente conforme as coisas acontecem.
Aqui temos um fator fundamental para entendermos não apenas como surge a necessidade de inovação, mas também como, de modo geral, opera nossa sociedade de mercado. Nenhuma empresa nasce para acabar em alguns anos. Do contrário, toda empresa tem, implicitamente, o desafio da permanência.
Nesse caso, a fim de se manter competitivo, todo empreendedor precisa eventualmente se deparar com as perguntas “que problema meu negócio busca resolver?”, “por quanto tempo meu negócio pode resolver esse problema?” e “como escalar a solução do meu negócio?”
Essa investigação é suficiente para dar maior noção ao empreendedor sobre o potencial lucrativo de sua empresa. Isso porque qualquer solução surge invariavelmente com o pressuposto de que deve ser superada, e qualquer empresa que busca longevidade precisa estar atenta a esse fato.
Principais conceitos de Inovação
Agora que ficou claro como uma empresa atua na sociedade e porque é necessário que ela seja inovadora para se manter competitiva, resta definir com mais clareza o que é inovação e como podemos percebê-la em nossas vidas.
O termo “inovação” significa “renovação”. Então, basicamente, inovação significa transformar algo sem alterar sua essência. Nesse caso, quando uma empresa decide reconstruir sua identidade visual, alterando logotipo, embalagens dos produtos etc., estamos diante de um exemplo de inovação. Mas não é só isso!
Você sabia que, segundo Clayton Christensen (professor da Harvard Business School e um dos teóricos mais influentes no mundo dos negócios), há pelo menos 3 paradigmas observáveis na implementação de ações inovadoras e que podem ser aplicadas ao seu negócio? São eles:
Inovação disruptiva: uma inovação que gera mercado não apenas torna acessível produtos ou serviços de elite, mas também transforma a economia. É comum esse tipo de inovação ser seguido de uma série de outras ações inovadoras, efeito da adaptação de todo o mercado.
Inovação de sustentação: tipo de inovação mais aparente aos consumidores, uma inovação de sustentação se trata das modificações incrementais que visam à manutenção da empresa no mercado. Novos modelos de smartphones, adereços adicionados a produtos e até promoções são exemplos de inovação de sustentação.
Inovação de eficiência: também entre as mais frequentes, as inovações de eficiência são resultado de pesquisas e aperfeiçoamentos que as empresas adotam para otimizarem seus processos. Pouco aparente ao grande público, esse tipo de inovação se trata de estratégias de vendas, novos modelos de gestão, etc.
Entre esses paradigmas, você consegue identificar qual melhor se aplica à sua empresa, ou de qual tipo de inovação seu negócio mais precisa? Seja qual for a resposta, temos certeza que você vai sentir a necessidade de mergulhar em um universo: o digital.
O que é Transformação e Inovação Digital?
Nas condições desse nosso novo mercado, saber o que é transformação digital praticamente responde também o que é inovação. Afinal, já não podemos mais pensar em qualquer tipo de inovação sem considerarmos sua relação com a tecnologia.
Transformação digital se trata de um conjunto de mudanças que uma organização opera com ênfase em recursos tecnológicos. O propósito dessa transformação é melhorar a qualidade dos produtos ou serviços, otimizar a experiência do usuário e os sistemas de vendas, além de economizar capital humano a partir de automação de processos.
Em resumo, o objetivo é vencer a competitividade. Por isso a relação entre a transformação digital e a inovação é indissociável. Assim, o novo empreendedor deve considerar esses fatores com muita atenção se quiser manter seu posicionamento no mercado, e isso pode ser feito a partir da adoção de recursos como:
- Inteligência artificial;
- Marketing digital;
- E-commerce;
- Automação de processos.
Não sabe por onde começar? Confira as nossas dicas:
Garanta presença nas mídias sociais: é inquestionável que o movimento do mercado passa, com muita relevância, pelas mídias sociais. Portanto, para uma empresa, estar na internet é sinônimo de ser acessível no meio de comunicação mais ativo dessa nova era. Assim, todo negócio que deseja inovar precisa garantir sua presença nas redes sociais mais populares.
Produza conteúdo relevante: não basta ter um perfil completo no Facebook, Instagram e Linkedin. O novo modelo de marketing orienta que as empresas atraiam seus consumidores. Isso se faz por meio de conteúdo relevante. Nesse caso, uma ação inovadora para qualquer negócio é garantir conteúdo original sobre aquilo que mais interessa ao seu público-alvo.
Automatize processos: divulgar conteúdo, responder mensagens, encaminhar newsletters, segmentar perfis, orientar o cliente nas vendas. Todos esses processos são imprescindíveis para o sucesso de um negócio.
Há no mercado diversas ferramentas que permitem às empresas automatizarem quase todos os seus processos mecânicos. Isso libera energia para o que realmente importa da relação com o cliente e a qualidade dos serviços.
Adotando essas ações, qualquer negócio pode alcançar destaque no mercado e garantir competitividade diante dos consumidores, mesmo os pequenos negócios.
O mais importante é estar seguro de que essas implementações sejam realmente inovadoras. Assim, sua empresa atinge altos níveis de performance e se prepara para o próximo nível.
Entendeu como inovar é importante e, sobretudo, acessível?
O segredo é abrir-se aos novos processos e buscar, acima de tudo, atualização, seja tecnológica, digital ou na própria forma de gestão.
Buscando meios de inovar? A Krater de Itajaí é uma empresa moderna que atua ao lado do empresário oferecendo soluções contábeis e tecnológicas para a evolução do negócio. Pensamos juntos e de forma eficiente para te ajudar a chegar mais longe, adaptando-se aos novos cenários e promovendo crescimento constante. Converse com a nossa equipe!