Planejamento Estratégico durante a crise: 04 passos para a retomada da sua empresa.

Se você é empresário ou gestor de negócio, muito provavelmente está passando pelas dúvidas e aflições ocasionadas pela crise. O faturamento não está indo bem? As vendas caíram e você e não sabe como inverter esse cenário? Calma. A solução não está necessariamente nos empréstimos – muitas vezes a juros altíssimos – ou demissão em massa dos funcionários, ela está no Planejamento Estratégico. Se você deseja saber mais sobre a sua importância e como salvar seu negócio em 04 passos, leia este conteúdo até o final – são apenas alguns minutos de leitura, mas que vão mudar a forma como você está lidando com a situação. 

 

Por que o Planejamento Estratégico durante a crise é tão importante? 

A resposta dessa pergunta se baseia no conceito/habilidade de se reinventar. Ele é importante porque, especialmente nesse momento, precisamos ser ágeis para mudar o que é REALMENTE necessário. 

Isso significa que, para superar a crise, é indispensável revisar todo o negócio e fazer uma análise minuciosa dos processos administrativos, números contábeis, gestão de pessoas e relação com fornecedores e parceiros. Afinal, estamos lidando com o “novo normal”, e a tendência é que as estratégias que funcionavam antes da pandemia não tenham o mesmo efeito nessa nova realidade. 

Um exemplo claro é a digitalização acelerada da economia e o surgimento de novos hábitos de consumo, que levaram empresas a migrar para os modelos de delivery, e-commerce ou take out (retirada no local). 

Por isso, será preciso voltar alguns passos e reavaliar as bases do seu negócio: o que você vende? Como vende? Qual valor entrega? Para quem? Todas essas respostas você encontra no Planejamento Estratégico.

 

04 passos para a retomada do seu negócio.

Agora que você entendeu a importância do Planejamento Estratégico e do conceito de se reinventar, vamos abordar os passos essenciais para a reestruturação da sua estratégia de vendas, manutenção e desenvolvimento da empresa. Abra-se para um novo mundo de possibilidades:

 

Passo 1: realize uma Pesquisa de Mercado.

Essa pesquisa é uma espécie de estudo que irá identificar como o seu negócio se posiciona no mercado e como seus produtos ou serviços atendem às necessidades/expectativas dos clientes. 

Se você acha que está vendendo os itens certos para o público certo, é o resultado dessa pesquisa que vai comprovar (ou derrubar) sua hipótese, apontando a necessidade, ou não, de mudanças. 

Basicamente, existem dois tipos de pesquisas principais que você pode aplicar no seu negócio: a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa. 

A pesquisa qualitativa é como a prova com questões abertas: demora mais para o professor corrigir, mas ele capta detalhes do que o estudante entendeu sobre o assunto, porque ele explica com suas próprias palavras. 

Já a pesquisa qualitativa é como a prova com questões de múltipla escolha: é mais rápido de corrigir, não existe meio-termo entre as respostas, e o professor consegue obter em números as questões que tiveram mais respostas a, b, c ou d. O ideal é que você use os dois tipos de pesquisa no seu negócio, mas a qualitativa é um bom começo para captar insights nesse momento inicial de adaptação ao mercado. 

Nossa sugestão é que você use as perguntas abertas para entender as expectativas atuais do cliente e use o método quantitativo para confirmar seus planos depois. 

Para começar, que tal criar um questionário para entender o que seu cliente precisa nesse momento? Você pode usar um simples caderno, um documento on-line ou mesmo criar um formulário no Google Formulários — o que funcionar melhor para sua empresa.

Passo 2: implemente a análise SWOT.

O próximo passo é fazer, na sua empresa, a famosa análise SWOT (ou análise FOFA, em português), que significa Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças: 

  • Forças (Strenghts): são os pontos fortes da empresa, que estão sob seu controle agora e que você considera positivo. 
  • Fraquezas (Weaknesses): são os pontos do ambiente interno que prejudicam a empresa em relação à concorrência. 
  • Oportunidades (Opportunities): são as variações do mercado que podem trazer benefícios para a empresa, mas que não dependem de você para existirem. 
  • Ameaças (Threats): são os fatores externos e fora de controle que podem prejudicar a empresa e elevar seus riscos. 

O objetivo dessa matriz é detectar pontos fortes e fracos, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências. 

Passo 3: crie o planejamento dos objetivos e metas para o negócio. 

Essa, na verdade, é a última etapa do Planejamento Estratégico de retomada, que consiste em definir seus objetivos e metas. 

Para isso, vamos compartilhar uma lista de perguntas que irão ajudar a planejar a retomada do seu negócio, as quais você pode preencher de acordo com as análises já feitas. 

Essa lista é dividida em 05 perguntas: 

  1. O que mudar? Aqui, liste as deficiências e os pontos de melhoria que você visualiza na sua empresa hoje. 
  2. Como causar a mudança? Aqui, liste as ações que você precisa desenvolver para chegar aos seus objetivos de mudança. 
  3. Para o que mudar? Aonde você quer chegar com a sua empresa? Aqui, liste seus objetivos e metas, lembrando que objetivos são macro e as metas são desdobramentos dos seus objetivos — e que ambos possuem prazo e indicadores de sucesso. 
  4. Qual o investimento? Aqui, calcule e escreva qual será o investimento necessário para realizar as ações. 
  5. Qual o ganho? Aqui, analise, quando as ações forem concluídas, qual será o ganho da empresa. 

Respondendo essas 05 perguntas fica mais fácil definir os melhores caminhos a seguir. 

Passo 4: revise continuamente seu Planejamento Estratégico. 

Depois que tiver respondido as perguntas, você estará firmando um compromisso consigo mesmo e com a empresa. Mas, para que esse plano funcione, você precisa consultá-lo continuamente e adaptar suas metas e ações aos movimentos do mercado. 

Além disso, é importante que tanto a matriz SWOT quanto o planejamento do negócio sejam feitos em conjunto (você pode criar com seu sócio e/ou pedir ajuda do seu contador) e constantemente revisados por todos. Afinal, em tempos de pandemia, as novidades chegam em alta velocidade no mercado e precisamos nos manter atualizados. 

 

E então, está pronto para colocar seu Planejamento Estratégico em prática e retomar seu negócio com fôlego total? 

Conte com a Krater para elevar seus resultados e garantir que tudo saia de acordo com o planejado. Para saber mais, entre em contato ou nos faça uma visita!