Se você é empresário ou gestor de negócio, muito provavelmente está passando pelas dúvidas e aflições ocasionadas pela crise. O faturamento não está indo bem? As vendas caíram e você e não sabe como inverter esse cenário? Calma. A solução não está necessariamente nos empréstimos – muitas vezes a juros altíssimos – ou demissão em massa dos funcionários, ela está no Planejamento Estratégico. Se você deseja saber mais sobre a sua importância e como salvar seu negócio em 04 passos, leia este conteúdo até o final – são apenas alguns minutos de leitura, mas que vão mudar a forma como você está lidando com a situação.
Por que o Planejamento Estratégico durante a crise é tão importante?
A resposta dessa pergunta se baseia no conceito/habilidade de se reinventar. Ele é importante porque, especialmente nesse momento, precisamos ser ágeis para mudar o que é REALMENTE necessário.
Isso significa que, para superar a crise, é indispensável revisar todo o negócio e fazer uma análise minuciosa dos processos administrativos, números contábeis, gestão de pessoas e relação com fornecedores e parceiros. Afinal, estamos lidando com o “novo normal”, e a tendência é que as estratégias que funcionavam antes da pandemia não tenham o mesmo efeito nessa nova realidade.
Um exemplo claro é a digitalização acelerada da economia e o surgimento de novos hábitos de consumo, que levaram empresas a migrar para os modelos de delivery, e-commerce ou take out (retirada no local).
Por isso, será preciso voltar alguns passos e reavaliar as bases do seu negócio: o que você vende? Como vende? Qual valor entrega? Para quem? Todas essas respostas você encontra no Planejamento Estratégico.
04 passos para a retomada do seu negócio.
Agora que você entendeu a importância do Planejamento Estratégico e do conceito de se reinventar, vamos abordar os passos essenciais para a reestruturação da sua estratégia de vendas, manutenção e desenvolvimento da empresa. Abra-se para um novo mundo de possibilidades:
Passo 1: realize uma Pesquisa de Mercado.
Essa pesquisa é uma espécie de estudo que irá identificar como o seu negócio se posiciona no mercado e como seus produtos ou serviços atendem às necessidades/expectativas dos clientes.
Se você acha que está vendendo os itens certos para o público certo, é o resultado dessa pesquisa que vai comprovar (ou derrubar) sua hipótese, apontando a necessidade, ou não, de mudanças.
Basicamente, existem dois tipos de pesquisas principais que você pode aplicar no seu negócio: a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa.
A pesquisa qualitativa é como a prova com questões abertas: demora mais para o professor corrigir, mas ele capta detalhes do que o estudante entendeu sobre o assunto, porque ele explica com suas próprias palavras.
Já a pesquisa qualitativa é como a prova com questões de múltipla escolha: é mais rápido de corrigir, não existe meio-termo entre as respostas, e o professor consegue obter em números as questões que tiveram mais respostas a, b, c ou d. O ideal é que você use os dois tipos de pesquisa no seu negócio, mas a qualitativa é um bom começo para captar insights nesse momento inicial de adaptação ao mercado.
Nossa sugestão é que você use as perguntas abertas para entender as expectativas atuais do cliente e use o método quantitativo para confirmar seus planos depois.
Para começar, que tal criar um questionário para entender o que seu cliente precisa nesse momento? Você pode usar um simples caderno, um documento on-line ou mesmo criar um formulário no Google Formulários — o que funcionar melhor para sua empresa.
Passo 2: implemente a análise SWOT.
O próximo passo é fazer, na sua empresa, a famosa análise SWOT (ou análise FOFA, em português), que significa Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças:
- Forças (Strenghts): são os pontos fortes da empresa, que estão sob seu controle agora e que você considera positivo.
- Fraquezas (Weaknesses): são os pontos do ambiente interno que prejudicam a empresa em relação à concorrência.
- Oportunidades (Opportunities): são as variações do mercado que podem trazer benefícios para a empresa, mas que não dependem de você para existirem.
- Ameaças (Threats): são os fatores externos e fora de controle que podem prejudicar a empresa e elevar seus riscos.
O objetivo dessa matriz é detectar pontos fortes e fracos, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.
Passo 3: crie o planejamento dos objetivos e metas para o negócio.
Essa, na verdade, é a última etapa do Planejamento Estratégico de retomada, que consiste em definir seus objetivos e metas.
Para isso, vamos compartilhar uma lista de perguntas que irão ajudar a planejar a retomada do seu negócio, as quais você pode preencher de acordo com as análises já feitas.
Essa lista é dividida em 05 perguntas:
- O que mudar? Aqui, liste as deficiências e os pontos de melhoria que você visualiza na sua empresa hoje.
- Como causar a mudança? Aqui, liste as ações que você precisa desenvolver para chegar aos seus objetivos de mudança.
- Para o que mudar? Aonde você quer chegar com a sua empresa? Aqui, liste seus objetivos e metas, lembrando que objetivos são macro e as metas são desdobramentos dos seus objetivos — e que ambos possuem prazo e indicadores de sucesso.
- Qual o investimento? Aqui, calcule e escreva qual será o investimento necessário para realizar as ações.
- Qual o ganho? Aqui, analise, quando as ações forem concluídas, qual será o ganho da empresa.
Respondendo essas 05 perguntas fica mais fácil definir os melhores caminhos a seguir.
Passo 4: revise continuamente seu Planejamento Estratégico.
Depois que tiver respondido as perguntas, você estará firmando um compromisso consigo mesmo e com a empresa. Mas, para que esse plano funcione, você precisa consultá-lo continuamente e adaptar suas metas e ações aos movimentos do mercado.
Além disso, é importante que tanto a matriz SWOT quanto o planejamento do negócio sejam feitos em conjunto (você pode criar com seu sócio e/ou pedir ajuda do seu contador) e constantemente revisados por todos. Afinal, em tempos de pandemia, as novidades chegam em alta velocidade no mercado e precisamos nos manter atualizados.
E então, está pronto para colocar seu Planejamento Estratégico em prática e retomar seu negócio com fôlego total?
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