A Digitalização é um processo fundamental para o crescimento de qualquer negócio. As empresas que estão inovando e se digitalizando, estão seguindo essa tendência atual e dessa forma, se colocando melhor no mercado.
Antes mesmo da pandemia, a digitalização já era uma mudança importante e necessária para que as empresas conseguissem acompanhar as tendências do mundo e aos clientes cada vez mais conectados.
Porém, com esse novo cenário se desenvolvendo, o meio digital ganhou muita força e o isolamento social obrigou os empreendedores a buscarem novas ferramentas para que seus negócios continuassem abertos, e a digitalização foi a chave para manter muitas portas abertas.
Em uma pesquisa recente feita pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostrou que 7 em cada 10 pequenos negócios já vendem seus produtos e serviços através de meios digitais e que para 1/3 dos microempreendedores individuais do país, mais da metade do faturamento já está vindo por meio dessas plataformas.
Engana-se quem acha que apenas grandes empresas precisam entrar no mundo digital, essa mudança pode e deve ser adotada por micros e pequenas empresas também.
Essa mudança é até mais importante para os negócios mais pequenos e nós te explicamos o porquê a seguir.
Por que é importante a digitalização de micro e pequenos negócios?
A digitalização é uma ótima estratégia para aumentar o poder competitivo e impulsionar a marca, deixando-a mais atrativa para seus clientes.
Além disso, o mundo está no meio digital, tendência que moderniza o seu negócio, aprimora, e muito, a experiência dos seus clientes, aumenta o poder de decisão, auxilia no estudo de mercado, na gestão de carteira de cliente, controle de preço, e também completa as estratégias de marketing.
Quais processos podem ser digitalizados em uma empresa?
Não pense que digitalizar uma empresa é apenas introduzi-la na internet. Há vários processos internos e externos que podem ser digitalizados, como é o caso da emissão de nota fiscal, gestão e controle de documentação, organização e distribuição de tarefas, cadastro de clientes, controle de vendas, estoque e serviços contábeis.
Quanto o valor de digitalizar uma empresa?
Essa é uma informação difícil de mensurar, pois os valores mudam conforme a demanda de soluções que cada empresa necessita.
Porém, existem muitas ferramentas online que podem ser utilizadas de forma gratuita e auxiliam muito na hora de otimizar os processos internos, como é o caso da plataforma Google Drive para armazenar e compartilhar diversos tipos de arquivos.
Passo a passo para a digitalização:
Como você já aprendeu, digitalizar é essencial para sua empresa crescer, pois negócios que não se adaptam às mudanças da vida moderna, acabam perdendo espaço.
Por isso, hoje preparamos um passo a passo para te auxiliar nesse processo de forma fácil:
- Identifique os processos necessários
Esse é um grande passo, entender o tamanho da sua empresa e o que é necessário para iniciar a sua digitalização.
Vale verificar os processos e tarefas que ainda são feitos manualmente e que precisam ser otimizados.
- Atenção às necessidades e expectativas do seu público-alvo
É sempre interessante ter os processos da empresa relacionados às necessidades dos clientes.
Um exemplo é o SAC, se muitos clientes reclamam da dificuldade de entrar em contato com a empresa, é preciso investir em plataformas de atendimento como aplicativos de mensagem ou chats online.
Mantenha o cliente no centro das suas estratégias.
- Estude o mercado
Analisar os seus concorrentes e entender sobre o seu mercado, assim como as tendências e novidades do segmento é extremamente necessário.
Esse é um dos melhores caminhos para identificar quais as modernizações que são necessárias na sua empresa e ter insights para aprimorar os processos.
- Treino o seu time
A digitalização deve além de otimizar, entrar no cultura da empresa. Tanto os sócios como os colaboradores devem entender a importância dessa mudança e devem ser devidamente treinados e orientados para que essas soluções sejam utilizadas de forma adequada.
- Mensure os resultados e faça ajustes
Após realizar as mudanças necessárias na sua empresa, é importante mensurar os resultados e fazer comparativos com os períodos anteriores à digitalização.
Se o retorno não for positivo, é preciso revisar as estratégias e ajustá-las para alcançar os seus objetivos.
A digitalização é um processo contínuo. É preciso estar sempre atento às tendências do mercado e estar disposto a acompanhar as inovações e mudanças.