Por que é importante a digitalização de micro e pequenos negócios?

A Digitalização é um processo fundamental para o crescimento de qualquer negócio.  As empresas que estão inovando e se digitalizando, estão seguindo essa tendência atual e dessa forma, se colocando melhor no mercado.

Antes mesmo da pandemia, a digitalização já era uma mudança importante e necessária para que as empresas conseguissem acompanhar as tendências do mundo e aos clientes cada vez mais conectados.

Porém, com esse novo cenário se desenvolvendo, o meio digital ganhou muita força e o isolamento social obrigou os empreendedores a buscarem novas ferramentas para que seus negócios continuassem abertos, e a digitalização foi a chave para manter muitas portas abertas.

Em uma pesquisa recente feita pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostrou que 7 em cada 10 pequenos negócios já vendem seus produtos e serviços através de meios digitais e que para 1/3 dos microempreendedores individuais do país, mais da metade do faturamento já está vindo por meio dessas plataformas.

Engana-se quem acha que apenas grandes empresas precisam entrar no mundo digital, essa mudança pode e deve ser adotada por micros e pequenas empresas também.

Essa mudança é até mais importante para os negócios mais pequenos e nós te explicamos o porquê a seguir.

Por que é importante a digitalização de micro e pequenos negócios?

A digitalização é uma ótima estratégia para aumentar o poder competitivo e impulsionar a marca, deixando-a mais atrativa para seus clientes.

Além disso, o mundo está no meio digital, tendência que moderniza o seu negócio, aprimora, e muito, a experiência dos seus clientes, aumenta o poder de decisão, auxilia no estudo de mercado, na gestão de carteira de cliente, controle de preço, e também completa as estratégias de marketing.

Quais processos podem ser digitalizados em uma empresa?

Não pense que digitalizar uma empresa é apenas introduzi-la na internet. Há vários processos internos e externos que podem ser digitalizados, como é o caso da emissão de nota fiscal, gestão e controle de documentação, organização e distribuição de tarefas, cadastro de clientes, controle de vendas, estoque e serviços contábeis. 

Quanto o valor de digitalizar uma empresa?

Essa é uma informação difícil de mensurar, pois os valores mudam conforme a demanda de soluções que cada empresa necessita. 

Porém, existem muitas ferramentas online que podem ser utilizadas de forma gratuita e auxiliam muito na hora de otimizar os processos internos, como é o caso da plataforma Google Drive para armazenar e compartilhar diversos tipos de arquivos. 

Passo a passo para a digitalização:

Como você já aprendeu, digitalizar é essencial para sua empresa crescer, pois negócios que não se adaptam às mudanças da vida moderna, acabam perdendo espaço.

Por isso, hoje preparamos um passo a passo para te auxiliar nesse processo de forma fácil:

 

  • Identifique os processos necessários

 

Esse é um grande passo, entender o tamanho da sua empresa e o que é necessário para iniciar a sua digitalização.
Vale verificar os processos e tarefas que ainda são feitos manualmente e que precisam ser otimizados.

 

  • Atenção às necessidades e expectativas do seu público-alvo

 

É sempre interessante ter os processos da empresa relacionados às necessidades dos clientes.
Um exemplo é o SAC, se muitos clientes reclamam da dificuldade de entrar em contato com a empresa, é preciso investir em plataformas de atendimento como aplicativos de mensagem ou chats online.
Mantenha o cliente no centro das suas estratégias.

 

  • Estude o mercado

 

Analisar os seus concorrentes e entender sobre o seu mercado, assim como as tendências e novidades do segmento é extremamente necessário.
Esse é um dos melhores caminhos para identificar quais as modernizações que são necessárias na sua empresa e ter insights para aprimorar os processos.

 

  • Treino o seu time

 

A digitalização deve além de otimizar, entrar no cultura da empresa. Tanto os sócios como os colaboradores devem entender a importância dessa mudança e devem ser devidamente treinados e orientados para que essas soluções sejam utilizadas de forma adequada.

 

  • Mensure os resultados e faça ajustes

 

Após realizar as mudanças necessárias na sua empresa, é importante mensurar os resultados e fazer comparativos com os períodos anteriores à digitalização.
Se o retorno não for positivo, é preciso revisar as estratégias e ajustá-las para alcançar os seus objetivos.

A digitalização é um processo contínuo. É preciso estar sempre atento às tendências do mercado e estar disposto a acompanhar as inovações e mudanças.