Empreender é o sonho de muitas pessoas, mas colocar essa tarefa em prática pode ser um grande desafio.
Com certeza você já ouviu em algum lugar que grande parte das empresas encerram suas atividades antes de completarem 5 anos, não é mesmo? Uma das causas dessa falha, geralmente, é a falta de um bom planejamento.
Segundo um estudo realizado pelo Sebrae – SP, mais da metade dos entrevistados afirmaram que não realizaram um planejamento dos itens básicos necessários antes de iniciar as operações de suas empresas.
A falta de um bom planejamento pode acarretar em muitas dificuldades para administrar o seu negócio, podendo até mesmo levar a um encerramento de atividades. Por isso, todo projeto de sucesso, começa com um bom plano de negócio, pois dessa forma é possível ter uma noção prévia de como será sua empresa e mercado que ela irá atuar, como ela irá funcionar,
Pensando nisso, preparamos um passo a passo para te auxiliar a fazer um bom planejamento para abrir uma empresa. Confira:
Como fazer um bom planejamento para abertura de empresa.
Também conhecido como Plano de Negócios (Business Plan), criar um planejamento para a sua empresa nada mais é do que antecipar situações e criar estratégias.
1 – Análise de mercado
Estude o mercado de atuação do seu negócio, as suas necessidades, posicionamento de concorrentes, tendências e notícias sobre o seu segmento.
2 – Análise de fornecedores
Dependendo do segmento do seu negócio, é necessário também estudar fornecedores para obter a matéria-prima ou a prestação de serviços. Dessa forma você consegue encontrar o melhor custo-benefício e evitar problemas a longo prazo.
3 – Plano Operacional
Aqui você irá descrever como será o funcionamento do seu negócio, estudando os passos necessários para vender o seu produto ou serviço.
É importante definir como será o tempo demandado para realizar os processos, número de funcionários e cargos que irão ocupar, quantidade de equipamentos e materiais necessários, capacidade de distribuição e de armazenamento.
Se tiver um espaço físico, é preciso analisar a disposição espacial do escritório ou loja. Qual o melhor modelo de aquisição do espaço: locação, próprio, arrendamento, etc.
4 – Plano Financeiro
Aqui é onde você vai colocar na ponta do lápis todos os investimentos e despesas da sua empresa, como materiais, funcionários, fornecedores, marketing, estabelecimentos físicos, capital de giro, gastos fixos como luz, aluguel, financiamento ou outra modalidade, água, entre outros custos que demandam de valores para que a empresa possa abrir e funcionar até obter lucros.
O resultado disso será o seu Plano Financeiro (Financial Plan) e com ele você poderá ter uma noção do investimento total do seu negócio.
5 – Plano de Marketing
Não é atoa que dizem que a propaganda é a alma do negócio, o marketing irá ajudar a sua empresa a se posicionar e a crescer em meio a concorrência. Estude os canais de divulgação, ferramentas necessárias, possíveis parceiros e aprenda a se relacionar com o seu público. Além disso, o Marketing hoje é muito utilizado como ferramenta de inteligência de mercado, levantando e buscando novos mercados, tendências e preparando o Pipeline de clientes.
Seguindo esses passos, você terá uma ideia geral do que irá precisar para dar o pontapé inicial na sua empresa. O Plano de Negócios é essencial e ter isso à mão, poderá te auxiliar na apresentação do seu projeto para obter possíveis investidores!