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Nesse post, vamos falar sobre a importância do endomarketing para melhorar o engajamento de seus colaboradores e a organização interna de sua empresa como um todo!

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia de marketing institucional que tem seu foco nas ações internas de uma organização, visando melhorar o relacionamento da empresa com seus colaboradores através de ações motivacionais.

As estratégias de endomarketing melhoram o clima organizacional de uma empresa como um todo, aumenta o engajamento e produtividade dos funcionários, evita a rotatividade (turnover) e contribui para a retenção de talentos.

Continue a leitura e saiba mais sobre as vantagens da aplicação do endomarketing na sua empresa!

 

Motivos para investir em endomarketing

Confira 5 benefícios que uma estratégia de marketing interno pode trazer para o seu negócio:

 

Colaboradores motivados

Um ambiente de trabalho agradável e a percepção de que a empresa se preocupa com o bem-estar dos colaboradores aumenta a produtividade e engajamento da equipe.
Essa satisfação também fará com que os funcionários divulguem de forma positiva a empresa, ao falar sobre ela com clientes, amigos e familiares ou, ainda, nas redes sociais.

 

Mais engajamento

As ações de endomarketing demonstram ao colaborador que a empresa valoriza sua opinião, incentivando-o a contribuir com sugestões. Dessa forma, o funcionário se sente mais motivado e alinhado com os objetivos da empresa, aumentando o seu engajamento. Além disso, as sugestões dos funcionários de diferentes setores da empresa podem resultar em ótimas ideias para melhorias na empresa como um todo.

 

Aumento na produtividade

A motivação está diretamente ligada ao aumento da produtividade, já que um funcionário satisfeito com o seu trabalho se torna mais proativo e comprometido com a qualidade do serviço que realiza, buscando sempre os melhores resultados.

 

Menor rotatividade de funcionários e retenção de talentos

O seu colaborador precisa se sentir valorizado, caso contrário acabará procurando outras oportunidades de trabalho. O aumento no índice de rotatividade no seu quadro de funcionários pode até mesmo afetar o desempenho de algumas atividades, além de aumentar custos com rescisões e novas contratações.

Nesse sentido, a valorização de seus colaboradores também é muito importante para reter talentos, fazendo com que eles permaneçam em sua equipe.

Por isso ter o departamento de Recursos Humanos pode ajudar a melhorar os resultados de uma organização através da retenção de talentos. E o trabalho vai além do recrutamento, mas estimular os funcionários e ensiná-los a trabalhar em equipe. E colocar em práticas o endomarketing. 

 

Melhoria no clima organizacional

O funcionário permanece cerca de 8 horas por dia no seu ambiente de trabalho. Sendo assim, nada melhor do que tornar este ambiente o mais agradável possível, contribuindo para o bem-estar da equipe e incentivando a sua criatividade.

As ações motivacionais de marketing interno também incentivam o respeito e a empatia entre os colaboradores, evitando “fofocas” e melhorando o relacionamento entre os membros da equipe.

Como fazer endomarketing?

Há várias maneiras de implementar ações de endomarketing, porém devem ser considerados o orçamento e os recursos disponíveis, lembrando que o principal objetivo do marketing interno é interagir com os colaboradores, procurando incentivá-los e motivá-los.

Veja algumas ações que você pode implantar em sua empresa:

 

Realizar pesquisa com os funcionários

Fazer uma pesquisa com os colaboradores saber como avaliam o ambiente de trabalho, é um bom começo para conhecer melhor a sua equipe e quais benefícios gostariam de ter. Com os resultados da pesquisa, se torna mais fácil implementar ações e obter resultados satisfatórios.

Promover eventos internos

Promover eventos motivacionais periódicos voltados aos colaboradores, como palestras e workshops sobre temas variados normalmente traz excelentes resultados.

 

Atividades de integração

Ações de integração são importantes para melhorar o relacionamento entre os funcionários, assim como a relação deles com a empresa. Promover almoços, jantares, happy hours e outros eventos comemorativos aproxima e fortalece a equipe.

Outra ideia interessante é comemorar conquistas, como por exemplo, quando uma meta é batida, reunindo a equipe e destacando que todos contribuíram direta ou indiretamente para a conquista.


Comunicação interna

Mesmo que sua empresa seja pequena é muito importante estruturar um método de comunicação interna, de forma que as informações e avisos importantes sejam repassados de forma sistematizada a todos os funcionários. Isso pode ser feito através de grupos de WhatsApp, e-mail, mural, intranet e outros.

 

Política de benefícios

A política de benefícios de sua empresa pode incluir cursos de capacitação, descontos em estabelecimentos comerciais e instituições culturais, subsídios para formação acadêmica e outros.

Mais do que disponibilizar um plano de saúde ou vale refeição, essas ações também vão contribuir para engajar e motivar seus funcionários. No entanto, consulte as leis trabalhistas antes de implantar sua política de benefícios, para evitar eventuais problemas jurídicos.

Gostou de saber mais sobre a importância do endomarketing para melhorar a satisfação de seus funcionários e, consequentemente, melhorar os resultados de sua empresa?

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