O mundo corporativo vem ganhando novas soluções para facilitar a vida do empreendedor há cada dia que passa. Uma dessas soluções é o cartão de crédito corporativo, ferramenta destinada somente aos gastos empresariais e que auxilia os empresários no controle e organização das finanças da empresa. Achou a ideia interessante para o seu negócio, deseja saber mais e conhecer seus benefícios? Neste conteúdo trouxemos dicas e orientações bem importantes sobre o uso correto desse recurso, respondemos as principais dúvidas sobre ele e apresentamos suas vantagens. Confira!
O que é o Cartão de Crédito Corporativo?
O cartão corporativo é um cartão de crédito (e/ou débito) destinado às empresas.
Basicamente, é um cartão bancário utilizado exclusivamente para o pagamento das despesas de uma empresa, podendo ou não estar vinculado à conta bancária (conta PJ) do negócio.
A ideia com o uso desse cartão é centralizar todos os gastos corporativos em uma única fatura, ou faturas que se relacionam, facilitando a gestão financeira empresarial.
Assim, tudo que for pertinente à empresa, tais como gastos com viagem a trabalho, alimentação, etc., é pago com o cartão corporativo, e não mais com um cartão de pessoa física.
Qual a diferença do Cartão Corporativo para o Cartão Pessoa Física?
A principal diferença entre o cartão de pessoa física e o corporativo, é que o cartão de pessoa física pode ser usado para pagamento de despesas pessoais, o corporativo, não.
Por exemplo: se um funcionário viaja a trabalho, caso ele adquira algo na viagem que não seja relacionado à empresa, tais como presentes e outros itens, esses devem ser pagos com o seu próprio cartão de crédito ou débito, as demais despesas ficam a cargo do cartão corporativo.
O Cartão Corporativo pode ser usado na função débito?
Sim, mas tudo depende do contrato que foi firmado com o banco que fornece essa ferramenta.
O principal critério para escolher entre o cartão corporativo de crédito, débito, ou os dois, é a saúde financeira do negócio. Cabe ao empresário analisar qual das duas funções de pagamento vai contribuir para um controle melhor dos gastos.
Há ainda uma terceira opção, que é o cartão corporativo pré-pago. Esse modelo conta com um limite de saldo pré-determinado, a ser usado na função débito, até que se esgote.
Essa pode ser uma boa alternativa para quem não quer lidar com as faturas do cartão, nem extrapolar o máximo de despesas que a empresa pode absorver sem comprometer a sua lucratividade.
Toda empresa pode adquirir e utilizar o Cartão de Crédito Corporativo?
Sim, qualquer empresa, indiferente do porte e faturamento mensal, pode adquirir um cartão empresarial ou corporativo de crédito/débito. Para isso, é preciso solicitá-lo ao banco e conhecer mais sobre as restrições e contratos. As burocracias e funcionalidades, bem como limites e taxas, mudam de banco para banco. De qualquer forma, toda empresa pode recorrer a esse modelo de cartão para ajudar a organizar suas finanças e centralizar as despesas.
Quem pode usar o Cartão Corporativo da empresa?
Geralmente, o cartão corporativo costuma ser direcionado para cargos executivos, gestores e/ou lideranças. No entanto, a definição de quem pode usá-lo depende do seu modelo de negócio e do objetivo do uso desse recurso.
Em resumo, é o empresário que decide quem pode usar essa ferramenta, bem como quais são as regras para essa utilização.
Vantagens de adquirir o Cartão Corporativo
Entre os principais benefícios do uso de um cartão corporativo, podemos destacar:
Separação das contas da empresa
Uma das principais dicas em como organizar as contas da empresa é separar a conta pessoal da profissional. Algumas empresas ainda insistem em utilizar a conta profissional para fins pessoais (ou vice e versa). Essa prática afeta as finanças da empresa, principalmente no quesito organizacional.
Optar por um cartão irá ajudar nessa organização. Assim, o dono do negócio nunca mais precisará usar seu cartão pessoal para questões referentes à sua empresa.
Maior facilidade para a conciliação contábil
A conciliação contábil é o processo de comparação entre valores que saíram e entraram em uma conta. Com a divisão feita pelo uso do cartão, se torna mais fácil essa comparação, uma vez que os gastos não se misturam e estão centralizados.
Agilização e melhoria do controle financeiro empresarial
Boa parte dos cartões corporativos e empresariais possuem um controle on-line em tempo real. Assim, o controle pode ser feito todo fim do mês, por exemplo, mas a possibilidade de acompanhar as transações de forma on-line fornece maior segurança e comodidade às empresas.
Optei pelo Cartão, como vai funcionar a contabilização dos gastos? Para a contabilização correta dos gastos com o uso do cartão corporativo, é indicado orientar que a cada pagamento seja solicitada uma nota fiscal ou comprovante com o CNPJ da empresa.
Em seguida, deve-se fazer a conciliação bancária, comparando esses comprovantes com as despesas descritas na fatura para confirmar se todas são realmente relacionadas ao negócio. Uma vez feito esse processo, o valor pode ser lançado normalmente nas despesas mensais (contas a pagar) da empresa.
Entre em contato com a Krater, em Itajaí – SC, e saiba como podemos te ajudar!