O contador, portanto, deve ser também um consultor, alguém capaz de se posicionar com um parceiro estratégico, compartilhando ferramentas e boas práticas de gestão, para que o empresário possa alcançar os seus objetivos.
Listamos abaixo 4 etapas de como um Contador Consultor pode corrigir os problemas de gestão da sua empresa:
1. Diagnóstico
Coletamos informações sobre todos os processos e então elaboramos um relatório de diagnóstico e recomendações de melhoria, definindo as metas, métodos e métricas a serem utilizadas.
2. Modelagem
Redefinimos o fluxo de processos, para garantir que todas as atividades sejam realizadas da maneira correta, por pessoas competentes e utilizando os recursos suficientes.
3. Implantação
Capacitar as pessoas para que elas coloquem em prática as ações que ficaram estabelecidas.
4. Monitoramento
Por fim, é indispensável medir, monitorar e melhorar o processo. Aferir indicadores de desempenho para garantir que os resultados alcançados estão alinhados às metas definidas na etapa de diagnóstico.
A gestão contábil deve estar atrelada a visão estratégica da empresa. O profissional de contabilidade ideal é aquele que está conectado com as dinâmicas do século XXI, mais flexíveis, interdisciplinares e com foco no valor da sustentabilidade em todos os temas e setores.