Quando as informações contábeis são utilizadas para gestão e tomada de decisões, os usuários de serviços contábeis usufruem desses dados para analisar e decidir sobre a evolução dos negócios, é considerado Contabilidade Consultiva.
Consultoria que faz diferença
A contabilidade consultiva vem para relembrar todo o aporte teórico e metodológico que um profissional contábil possui e que, na verdade, é o que tem maior potencial de fazer diferença em uma empresa, prevenindo situações de risco através da interpretação dos números e propondo medidas que beneficiem a situação financeira do negócio.
O serviço burocrático da contabilidade é obrigatório em qualquer empresa, porém grande parte dos empresários desconhecem a grande utilidade que a consultoria pode auxiliar na sua empresa. Tais como:
- Mensuração dos resultados financeiros;
- Maior economia fiscal;
- Gestão mais eficiente e melhores resultados;
- Geração de caixa;
- Apoio na tomada de decisões;
Além de diversos pontos que a contabilidade consultiva pode resolver com um diagnóstico completo da sua empresa.
Tecnologia para auxiliar
A informatização dos programas tributários e o desenvolvimento de sistemas para gestão de empresas tornaram-se ferramentas ágeis que promovem níveis de integração à grande demanda de trabalho contábil. A padronização destes programas e sistemas previnem a ocorrência de erros, economizando o tempo e a energia gastos em correções.
Diálogo para o sucesso
Essa modalidade exige proximidade do contador com a empresa, diálogo deste profissional com os proprietários e gestores, afinal é preciso entender os processos e saber com detalhes sobre as operações da empresa para analisar os números dentro de um contexto específico.
Existindo a confiança dos gestores no conhecimento do profissional, a contabilidade consultiva será o ponto de guinada de qualquer empresa, melhorando as que já estão bem e reerguendo as que passam por instabilidade.