2021 começou, e chegou o momento de você, pequeno ou microempresário explorar o universo das vendas on-line, cenário que aponta grandes tendências para este e os próximos anos. Você está começando ou já possui uma microempresa? Então nos acompanhe em mais um conteúdo feito sob medida para a evolução do seu negócio!
Logística, vendas on-line e entregas: entenda melhor.
Especialmente em 2020, com a chegada da Covid-19 ao Brasil e, consequentemente, do isolamento social, o modelo de vendas on-line foi a solução para muitos negócios. Com ele as pequenas e médias empresas tiveram a oportunidade de manter sua cartela de clientes ou até mesmo ampliar seu faturamento, ofertando seus produtos pela internet.
Existem marketplaces que são indicados para facilitar o processo de venda, compra e entrega de produtos nesses casos, pois oferecem diversas vantagens para as empresas que precisam vender mais. Deseja saber detalhes e como aplicar no seu negócio? Continue lendo.
Conhecendo o modelo Marketplace e E-commerce.
Primeiramente precisamos entender que o e-commerce nada mais é do que qualquer tipo de venda on-line. O principal meio para comercialização de mercadorias e serviços é a criação de uma loja virtual, na qual não há um intermediário para transação. Ou seja, toda negociação é feita entre o vendedor e o comprador.
Já o marketplace, assim como o e-commerce, é um ambiente virtual de venda de produtos. Porém, existe uma diferença entre ambas as plataformas, que está no número de vendedores, já que no marketplace diferentes fornecedores podem vender no mesmo local.
No marketplace, ainda, será cobrada uma taxa para cada venda concretizada. Pois essa é a forma que a empresa que gerencia a plataforma tem de lucrar.
Qual dos dois formatos escolher para a sua empresa?
A melhor maneira de entrar no e-commerce é sempre começar vendendo em marketplaces, minimizando os seus custos e riscos, consequentemente.
A loja virtual é o segundo passo. A partir do momento em que você for construindo sua audiência, lista de clientes e tiver certeza de que os seus produtos terão demanda, é hora de dar esse passo à frente.
Só depois de ter seu negócio validado (após vender em marketplaces com consistência), vale a pena investir em uma loja virtual. E, mesmo depois de ter seu site, isso não significa que não deva continuar usando os marketplaces. Eles sempre serão fontes de tráfego, clientes e vendas que nenhum empresário de sucesso pode ignorar.
Logística: qual o melhor formato de entrega?
As modalidades mais comuns ou tradicionais são o uso dos correios e das transportadoras, mas estrategicamente essas formas não atendem às expectativas do novo consumidor (que não quer mais esperar pela disponibilidade dos correios e muito menos arcar com fretes absurdos por um serviço de transportadora).
Nos correios, as opções são:
- Serviço de envio escolhido (PAC, Sedex);
- CEP de origem;
- CEP de destino;
- Peso da encomenda;
- Dimensão do pacote;
- Serviços adicionais (aviso de recebimento, mão própria e declaração de valor).
O Sedex tem valor mais caro, mas suas entregas acontecem da seguinte maneira:
- Sedex: entrega em até 5 dias úteis, conforme o endereço de envio e de destino;
- Sedex 10: entrega a encomenda até às 10 horas do dia útil seguinte ao da postagem;
- Sedex 12: entrega a encomenda até às 12 horas do dia útil seguinte ao da postagem;
- Sedex Grandes Formatos: entrega de encomendas de grandes dimensões;
- Sedex Hoje: entrega no mesmo dia da postagem;
- Sedex Pagamento na Entrega: o pagamento é de responsabilidade do destinatário.
Se a sua empresa deseja se adaptar ao pensamento do novo consumidor, é preciso apostar em alternativas que respondam ao imediatismo e que sejam econômicas para a organização. Conheça duas formas para facilitar a entrega:
- Same day delivery
Esse modelo de entrega obrigatoriamente precisa respeitar o prazo de entrega do produto no mesmo dia que ele foi solicitado pelo consumidor.
- Entrega expressa
Bastante confundida com a Same day delivery, a diferença principal é que enquanto nesse modelo a entrega se dá obrigatoriamente no mesmo dia, na entrega expressa o pedido deve ser entregue até o dia seguinte da compra.
Conheça os 4 tipos de loja virtual:
A primeira delas é conhecida como plataforma proprietária, que necessita de uma licença para uso de fonte e é desenvolvida por alguém da área de TI para trabalhar nos processos.
O segundo tipo é a plataforma open source, caracterizada principalmente por ser gratuita e possuir código aberto.
Já a terceira, conhecida como plataforma licenciada, também requer uma equipe de TI gerindo a licença para uso de código fonte.
O quarto e último tipo é a plataforma paga, chamada de plataforma SaaS (Software as a Service). Um software que inclui vários tipos de serviços em um só lugar a fim de facilitar a vida de quem o contrata.
Especificações:
Loja Tray
Ela está há 15 anos no mercado e atende lojistas de pequeno e grande porte, oferece cinco planos pré-estabelecidos, além de um plano corporativo e, além disso, possui integração com marketplaces conhecidos, como é o caso do Mercado Livre.
Loja Integrada
Nesta plataforma, você tem à sua disposição algumas funcionalidades voltadas exclusivamente para negócios pequenos, já que nela você encontra fornecedores e consegue analisar qual é o melhor para o seu negócio, além de elaborar valores para seus produtos de forma competitiva e criar sua estratégia de marketing. É possível gerenciar também o fluxo de caixa da sua loja.
Xtech Commerce
A plataforma SaaS Xtech Commerce possui o diferencial de ecossistema de soluções. Sendo assim, através dela você pode melhorar suas vendas a partir de integração de pagamentos, fretes, ERP’s, design, marketing, entre outras funcionalidades que são resolvidas junto com parceiros da plataforma, como a bandeira Elo, o marketplace do Mercado Livre, Melhor Envio, SocialRocket entre outros.
Nuvemshop
Essa plataforma possui diversas funcionalidades, como gerenciamento de produtos de forma simples e rápida, automatização de vendas com segurança, integração com marketplaces, redes sociais e muitos outros.
Tendências para 2021
Uma 3ª Pesquisa Nacional do E-commerce, realizada pelo E-commerce Brasil e o Sebrae, coletou a opinião de quase 3 mil lojistas e verificou que 24% deles já anunciam produtos nos marketplaces. Outros 38% pretendem utilizar este canal de venda nos próximos 2 anos. Isso indica que cada vez mais comerciantes têm considerado o uso deste canal de venda.
O mesmo estudo indica que pequenas e médias empresas são maioria neste mercado (90%). Os microempreendedores individuais (MEIs) representam 45% do total de vendedores on-line.
Vendas pelo Mercado Livre
O site de varejo mais visitado da América Latina, o Mercado Livre, é uma empresa que oferece diversas soluções para que pessoas e outras empresas possam anunciar, vender e comprar produtos através da internet.
Por oferecer ferramentas práticas e uma plataforma bem estruturada, marketplaces como o Mercado Livre tornam o comércio eletrônico mais acessível, principalmente para as micro e pequenas empresas focadas em e-commerce.
No Mercado Livre, as chances de venda são maiores e a audiência do site já está bem definida com bastante divulgação e ótimas campanhas. Segundo dados do Mercado Livre, o marketplace é acessado por 219 milhões de usuários por mês, o que garante visibilidade e maior exposição dos seus produtos.
A infraestrutura disponível através do Mercado Livre já está pronta para o lojista, desde o marketing de divulgação, suporte técnico até a integração com os Correios, por exemplo. E tudo isso já está incluso na comissão paga à plataforma, além de oferecer menor burocracia para aprovar os pedidos em poucas horas após a criação dos anúncios.
Modelos de empresas com um Marketplace renomado é a Amazon, Americanas.com, Airbnb, Buscapé e Enjoei. Deseja chegar lá? Confira o guia para começar a vender em um marketplace:
- Prepare a documentação
O primeiro passo para começar a vender em marketplaces é cadastrar a sua loja nas respectivas plataformas. Para isso, será preciso reunir a documentação necessária. As exigências nesse sentido dependem da empresa escolhida, porém, geralmente são solicitados:
- Comprovantes de inscrição na Receita Federal (CNPJ) e nos órgãos municipais e estaduais;
- Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários;
- Declarações sobre o sistema tributário do e-commerce;
- Contrato social atualizado.
Ainda em relação a essa parte mais formal, a entrada nos marketplaces exige que os lojistas façam a emissão de nota fiscal e se responsabilizem pela entrega.
- Leia os contratos
Os marketplaces funcionam como um shopping center virtual, reunindo diversas lojas que precisam seguir as regras estabelecidas pelo administrador da operação. Fique atento à questão das comissões cobradas, uma vez que esses custos precisam ser contabilizados na precificação dos seus produtos. Na média, as comissões cobradas pelos marketplaces variam de 10% a 30%, dependendo, por exemplo, da categoria de produtos.
- Siga os padrões estabelecidos
Na organização do seu catálogo de produtos, considere as especificações adotadas em cada marketplace com relação à descrição dos produtos, tamanho das imagens, etc. A falta de atenção com esses detalhes pode prejudicar a exibição das suas mercadorias e, dependendo do caso, até determinar a sua exclusão do sistema.
- Tenha estratégias específicas
Para aumentar as vendas da loja via marketplace, é essencial definir uma estratégia de atuação para cada canal.
- Valorize a sua marca
Uma das vantagens dos marketplaces é a possibilidade de alcançar um público diferente daquele que frequenta a sua loja. Assim, ao efetuar uma venda, certifique-se de oferecer uma boa experiência para aquele cliente.
- Escolha os parceiros apropriados
Com tantas grandes marcas atuando com marketplaces, é natural que você fique em dúvida sobre qual (ou quais) escolher para colocar os seus produtos. Ao definir os critérios que vão orientar a sua decisão, pense nisso: é importante optar por aqueles que têm relação com o seu negócio.
Conseguiu perceber que fazer parte de uma plataforma marketplace está longe de ser uma tarefa extremamente burocrática e impossível?
Se você tem uma empresa devidamente formalizada e é capaz de gerenciar seu mix de produtos, estoque, logística de entrega e, principalmente, a relação com seus clientes de forma organizada e eficiente, a tendência é conquistar ótimos resultados.
E para realizar, você precisa apenas estar com o seu negócio regularizado, para vender e fazer a logística sem dores de cabeça de forma ágil e prática para o cliente.
Entre em contato com a Krater para tirar suas dúvidas e deixar tudo em dia para o seu negócio adentrar no mundo das vendas on-line. Estamos em Itajaí-SC, sempre prontos para te receber e te auxiliar em cada etapa.