Atrair, desenvolver e encantar: o papel do RH nos novos formatos de empresa.

Em uma empresa, a preocupação não pode ser totalmente direcionada a encantar e conquistar clientes. É preciso também usar das mesmas ferramentas de conquista e relacionamento para atrair e manter bons profissionais, que se empenhem, motivados pela realização profissional, a fazer parte do quadro de colaboradores. Nunca se esqueça: o sucesso de todo negócio é feito pelas pessoas, e é sobre isso que falaremos no conteúdo abaixo. 

RH como ponte entre pessoas e o desenvolvimento da empresa 

Não é novidade que nenhuma empresa cresce sem alguém se preocupando com a provisão de novos funcionários, sua retenção, estruturação, desenvolvimento e monitoramento. 

Dentro das organizações, a felicidade de um funcionário é o motor com maior poder de potencializar seus resultados de crescimento.

Colocar os colaboradores no centro da estratégia de desenvolvimento do negócio, gerar experiências positivas para engajá-los e encantá-los em toda a jornada é algo que impacta diretamente nos resultados. 

Tendo isso em vista, responsável pela atração, identificação e captação de novos talentos para as organizações, a área de Recursos Humanos está vivenciando um momento de grandes demandas por novos formatos de contratação, motivação e desenvolvimento de carreira. Isso faz com que os profissionais de RH tenham de repensar os modelos adotados pela área até então. 

Algumas das demandas que se propagaram rapidamente foram as buscas de vagas por meio de ferramentas digitais, estimulo da criatividade, cuidados com a saúde mental dos colaboradores, formação de ambientes colaborativos e maior flexibilidade. 

Relação: felicidade e trabalho 

Shawn Achor, psicólogo positivo e autor do livro “The Happiness Advantage” (A Vantagem da Felicidade), afirma que a maior vantagem competitiva na economia atual é uma força de trabalho feliz e engajada.

Segundo ele, a felicidade no trabalho representa:

– Aumento das vendas em 37%;
– Ampliação da produtividade em 31%;
– Elevação da precisão nas tarefas em 19%.

Isso tudo sem falar na melhoria de saúde, qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores.

Baseado em informações como essas, podemos afirmar: dentro de uma empresa, um RH ainda pensado em caixas que não se conversam, não se conectam, não é algo funcional aos novos modelos de gestão. O novo papel do RH é gerir empresas com estratégias de crescimento adaptadas à satisfação do colaborador ao fazer parte da equipe. 

O trabalho como realização pessoal 

Trabalhar 8 horas diárias, ganhar dinheiro no final do mês e voltar para casa todos os dias às 18h; isso não faz mais parte da idealização do que é o trabalho. Felizmente, foi-se o tempo em que uma profissão era vista apenas como método de ganhar dinheiro. Hoje o trabalho ganhou outro significado na vida das pessoas, representando a realização de um sonho, algo exercido com amor e que faz parte da vida dos profissionais, todos os dias, 24 horas.


Daí se tem a importância da valorização de cada profissional, com ações que vão muito além da bonificação no final do mês. Os novos profissionais buscam conexão, um espaço para exercerem suas aptidões com bem-estar e segurança, onde se sintam representados.

O papel e desafios do novo RH nesse processo 

Por causa da nova mentalidade das pessoas, o setor de RH das empresas ganhou novos desafios. Com as mudanças do mercado, o perfil analítico e estratégico se tornou essencial para lidar com as adversidades do setor.


Em outras palavras, aquela velha ideia de que RH é resumido em folhas de pagamento, recrutamento e seleção de pessoas, mudou completamente. Entretanto, aderir ao novo o perfil dos Recursos Humanos nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo nas indústrias e empresas mais tradicionais.

Mas como tudo é adaptação, o mercado está repleto de cursos rápidos que capacitam os profissionais a aprenderem essa habilidade. Um exemplo são cursos de People Analytics que ensinam análises de indicadores qualitativos e quantitativos.
Outro grande obstáculo do setor é a criação de estratégias que engajam os colaboradores. Com o crescimento do mercado e a criação de novas carreiras fica cada vez mais difícil encontrar profissionais qualificados.

Por esse motivo, se torna primordial que o RH desenvolva estratégias ao lado da gestão para reter e atrair talentos. Visto que, as ações assertivas não só ajudam na retenção de talentos, como também diminuem o índice de rotatividade de funcionários. Sendo esse um grande desafio do profissional de RH.

É fundamental também garantir a satisfação dos colaboradores dentro da empresa. Aliás, este é um dos principais fatores que impactam diretamente na rotatividade da empresa.

A boa notícia é que é possível medir a satisfação dos colaboradores através de pesquisas de satisfação interna, que também servem para evidenciar o clima da empresa. Com isso, a criação de estratégias de engajamento se tornam mais assertivas.

Tendências de RH para 2021 

É papel do RH de toda empresa acompanhar as tendências do ano, entendê-las e adaptar a gestão da empresa ao novo formato de pensar e vivenciar o trabalho. Confira o que mudou em 2021, sobretudo com a chegada da Covid-19 ao país:

Home Office 

Uma das mudanças mais visíveis ainda em 2020 foi a mudança, do dia para a noite, do trabalho no escritório para o home office de boa parte da força de trabalho mundial.
Embora trabalhar em casa já fosse uma tendência, não havia muitas organizações com uma política de trabalho bem delineada para o trabalho remoto. Mesmo aquelas que já adotavam o modelo também tiveram de se virar para estender o benefício a maioria dos colaboradores em período integral. A prática de mercado no Brasil, até então, era testar o trabalho remoto em algumas áreas e em alguns dias da semana.

Repensar as práticas de RH

Uma consequência lógica do aumento de trabalhadores remotos é a pressão para que o RH repense muitas de suas práticas.
A área de gestão de pessoas precisou reinventar as práticas atuais para lidar efetivamente com situações em um mundo digital. A confiança nos colaboradores será a guia para essas alterações, deixando o modelo comando-controle definitivamente no passado.

Reinventando a experiência do funcionário 

O olho no olho deu lugar aos chats virtuais. Durante a pandemia, muitas pessoas foram contratadas e trabalharam, de casa, sem sequer conhecer seu gestor direto pessoalmente. Como essa experiência afetou seu engajamento com os valores da organização e com a sua equipe?

Essa é uma das principais perguntas que a área de gestão de pessoas precisou responder em 2021. Diante dessa realidade, o RH teve de redesenhar a jornada do funcionário e medir a experiência virtual do colaborador. Elementos como equilíbrio entre vida profissional e pessoal, bem-estar, conexão e colaboração foram cruciais tanto para a satisfação do funcionário quanto para a otimização dos resultados.

Flexibilização das políticas de local e horário 

Se o trabalho está sendo conduzido remotamente, para muitos não faz mais sentido a rigidez de sistemas que cobram expediente de trabalho e local fixo de home office. Cada vez mais, recrutadores lidarão com candidatos que veem a flexibilização de trabalhar quando e onde quiserem como um benefício da organização.

Acredita-se que a liberdade dada aos funcionários para assumirem suas funções, sem tantas amarras com a organização, é essencial para a satisfação no trabalho e a produtividade em 2021.

Organizações orientadas por propósitos 

De acordo com pesquisa da consultoria PwC, 79% dos líderes empresariais acreditam que o propósito será a chave para o sucesso para o engajamento de colaboradores. A organização orientada para o propósito pode, portanto, ser o remédio para muitos dos desafios de motivação que os trabalhadores remotos enfrentarão cada vez mais.

Esse tipo de empresa traz seu propósito ao cerne de sua organização. Isso significa que decisões, conversas e comportamento em todos os níveis precisam ser integrados a esse propósito.

Se a sua empresa ou seu formato de gestão ainda não repensou as práticas do RH de acordo com a nova fase e mindset das pessoas, então chegou o momento de reavaliar sua postura e de buscar novas formas de encantar e manter seus colaboradores engajados, ativos e produtivos mesmo em meio às adversidades. 

Nós, da Kater de Itajaí, oferecemos assessoria de RH. Nossa esquipe está apta para auxiliar a sua empresa na construção de um novo formato de recrutamento e manutenção do quadro colaborativo, sob visão humana, social e visando o bem-estar dos colaboradores e seu resultado financeiro. Entre em contato