Se na sua empresa existem problemas em processos internos que vêm afetando os resultados, está na hora de realmente entender o que é backoffice.
Estudar sobre o assunto é a melhor forma de entender o significado prático de backoffice e sua importância. Confira a seguir.
Entenda o que é backoffice
O Backoffice é setor muito importante dentro das empresas, sendo composto por vários profissionais que juntos possuem o objetivo de garantir a operação do negócio.
O termo mais usado na sua tradução é retaguarda, mas podemos dizer que o Backoffice trata de toda a operação que acontece “por trás das cortinas”.
Basicamente, o backoffice compreende todos os setores administrativos que têm pouco ou nenhum contato com o cliente. Entre eles estão o estoque, RH, marketing, financeiro e jurídico.
O backoffice é importante em qualquer atividade que movimente mercadorias ou preste serviços. Devido às suas características, no entanto, é no comércio eletrônico que ganha destaque.
A função exerce o papel de suporte. Os profissionais envolvidos nela não atuam na linha de frente (front office), mas são indispensáveis para garantir a continuidade das operações, sem sobressaltos. Sim, eles são colaboradores que colocam óleo na máquina para assegurar que suas engrenagens funcionarão corretamente, entendeu?
A importância do backoffice na sua empresa
Muitas vezes, a falta de atenção aos detalhes pode atrapalhar o crescimento de uma empresa e quando tudo finalmente parece ajustado, um processo imperfeito na sequência de ações provoca uma reação em cadeia, né?
As consequências são várias, como afastar clientes, prejudicar o faturamento e encher o gestor de preocupações. A sua empresa não precisa e não deve ser assim. Por isso, cuidar do backoffice é tarefa prioritária em qualquer negócio, independente do tamanho.
A melhor forma de fazer isso é modernizando a maneira como conduz as operações. Se você ainda depende de controles manuais, pode estar aí a chave da sua grande virada.
A tecnologia existe e está ao seu alcance para solucionar tais erros manuais que possam vir a prejudicar seus resultados. Invista nela e comece a evitar riscos!
Quem faz parte do backoffice?
O backoffice compete a todos aqueles que prestam serviços indiretos, ou seja, não diretamente relacionados com a atividade principal da empresa.
Como falamos anteriormente, entre os membros mais importantes do backoffice estão os funcionários do administrativo, financeiro, estoque, jurídico, recursos humanos, marketing, RH, entre outros, não vinculados à atividade fim da empresa.
Esse é um grupo amplo, que não aparece diretamente para o cliente, mas que é de grande importância para as operações do negócio. Afinal, o que seria da empresa sem um responsável pelas contratações, outro pelas compras, pelas cobranças, pela propaganda e pela gestão dos próprios funcionários, não é?
Resumindo, o backoffice da sua empresa é um conjunto de pilares que a segura no lugar. Não é o motor, nem as rodas, ou o volante do carro, mas ele garante que tudo isso funcione em sintonia.
Que tal começar a implementar essas estratégias na sua empresa?