marketing digital

O mundo está cada vez mais digital e isso inclui também as marcas e comércios, que necessitam estar nesse ambiente também.

Uma empresa que está fora da internet corre riscos muito grandes, por isso, hoje trouxemos algumas dicas para você começar a entrar nesse mundo e criar uma presença digital eficiente. Confira a seguir!

Produza conteúdo

Para criar uma presença digital eficiente, em primeiro lugar é necessário produzir conteúdo.

A produção de conteúdos pode ser de diversas maneiras, desde escrever um artigo para o seu blog, até produzir um vídeo, criar um post com uma foto ou arte bacana, e até mesmo criar stories para postar nas redes sociais. Ela é parte essencial do processo de digitalização.

A criatividade é um requisito importante nesse ponto, é preciso pensar sempre em coisas novas para engajar seu público e conquistar novos clientes, e esse é um ponto positivo para sua estratégia digital.

Conteúdos ricos como infográficos, guias, imagens boas, posts em carrossel, vídeos, entre outros, são ótimas maneiras de ter uma presença digital eficiente.

Construir parcerias e buscar referências também é uma ótima ideia para você se inspirar para essa criação de conteúdo. E claro, é preciso ter constância nas publicações! Não deixe suas redes paradas por muito tempo.

Quais redes sociais devo investir?

As redes sociais são a maior tendência da atualidade e o ideal é que você esteja presente em todas elas, mas sempre vendo o que realmente se encaixa com a sua empresa, entendendo o foco de cada uma e onde o seu público-alvo está. As redes sociais mais utilizadas são:

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil atualmente, chegando à marca de 127 milhões de usuários mensais. Nele você pode utilizar os mais variados tipos de conteúdos (imagens, vídeos, textos, gifs) criar eventos, fazer publicações, seguir empresas parceiras, responder comentários e mensagens, interagir com seu público e por aí vai.

Estar presente no Facebook é uma necessidade real para a presença digital eficiente da sua empresa, pois lá se encontram todos os tipos de públicos, de todas as idades, gêneros, classes sociais e regiões do país. Além disso, é nessa rede onde você poderá criar anúncios patrocinados tanto para o Facebook como para o Instagram. 

Criando uma página aqui, você poderá colocar informações sobre a sua empresa, seu  produto e serviço, além de ter acesso a uma análise de como o seu público está interagindo com a sua página.

Instagram

O Instagram é uma rede social que está em ascensão em meio ao mercado empreendedor. Nos últimos anos cresceu bastante e aperfeiçoou suas ferramentas para empresas. Segundo estatísticas do próprio Instagram, 80% dos usuários seguem pelo menos uma empresa.

O público na rede social costuma ser mais jovem. Usuários entre 16 e 29 anos, afirmam checar o Instagram mais de uma vez por dia. Essa rede social é exclusivamente para fotos e vídeos, e existem 3 formatos de publicação: stories, feed e reels. 

O stories é utilizado para publicações rápidas, que irão sumir em 24 horas. Postando no feed, a sua publicação ficará para sempre no seu perfil.  E o reels é a ferramenta do momento, onde você pode publicar vídeos curtos de até 1 minuto e que irá atingir mais pessoas.

Uma boa estratégia para a utilização do Instagram é apresentar para o seu público sua empresa por dentro. Mostrar as pessoas, a rotina de trabalho, a produção por trás do produto, entre outros detalhes. Humanizar as marcas e se aproximar do seu público é muito importante!

Twitter

Diferentemente das outras redes, o Twitter é uma rede social muito ágil. O foco desta rede são textos de até 280 caracteres, sendo permitido também postar imagens e vídeos. Com isso, o volume de publicações é muito grande. 

Além disso, a linguagem no Twitter é muito específica e bastante informal. Algumas empresas se tornam cases de sucesso com a rede social, justamente pela capacidade de dialogar com o público sabendo usar uma linguagem criativa através de um personagem que represente a marca.

As maiores tendências, assuntos e os famosos memes, costumam nascer sempre no Twitter. Vale a pena dar uma olhada sobre o que está acontecendo por lá, nem que seja só para se inspirar!

YouTube

O YouTube é uma plataforma que vem crescendo cada dia mais. Hoje, é considerado o segundo maior buscador da internet, perdendo apenas para o Google. 

Os vídeos são uma tendência, e cada vez mais iremos migrar para o audiovisual dentro do mundo digital. Para marcar sua presença no YouTube, pense em uma estratégia para solucionar as dúvidas do seu usuário. Você pode falar mais sobre o seu produto, fazer tutoriais rápidos ou até mesmo vídeos institucionais falando sobre sua empresa. 

Tiktok

A onda do momento, não poderia ficar de fora! Segundo o site App Annie, que monitora o mercado de aplicativos, o TikTok foi o aplicativo mais baixado em 2020.  Essa é uma rede social com foco em vídeos mais curtos e que viralizou em 2019, quando foi baixado 750 milhões de vezes segundo a Sensor Tower. 

Além do uso comum que o App permite, também é possível criar uma conta comercial para negócios que queiram investir na rede social.  Segundo a própria rede social, as contas comerciais apresentam métricas de desempenho, insights da audiência e ferramentas de criação profissional.

O TikTok para empresas exige uma atuação totalmente diferente das outras redes. Um exemplo é a Starbucks norte-americana, que apesar de a empresa em si não estar no TikTok, uma funcionária está ensinando receitas da marca no próprio local.

O estudo também evidenciou que os usuários veem como positivo a presença corporativa no TikTok para empresas, visto que 56% afirmaram seguir alguma marca e 66% acreditam que é um espaço capaz de aproximar as pessoas das empresas.

Não esqueça e criar o seu site

Não só de redes sociais vive o mundo digital! Um passo muito importante, se não o mais importante, para o seu processo de presença digital eficiente é a criação de um site.

Nele você pode inserir todas as informações que você precisa e será muito mais fácil para o cliente encontrar o que procura, pois você estará no Google, o maior site de busca da internet.

Para criar o seu site, você precisa definir algumas coisas, como o tipo de site, o quanto você pode investir, em quanto tempo, a complexidade de suas informações. Tudo isso precisa ser levado em consideração antes de você começar o processo de criação.

Invista em email marketing

O email marketing ainda é uma das formas mais eficazes de atrair clientes e, consequentemente, novos compradores e uma presença digital eficiente. Investir em email marketing parte importante para ter sua presença digital relevante. Para isso, você precisa levar em consideração alguns pontos na hora de criar seus e-mails:

  • Crie sua base de contatos para enviar os e-mails
  • Divulgue seus produtos e serviços de forma promocional ou não
  • Falar sobre sua empresa com conteúdos bacanas e campanhas institucionais.

Agora que você já sabe o que precisa fazer para ter uma presença digital eficiente, não deixe de colocar essas dicas em prática!