Entenda como essa ferramenta pode conduzir a experiência do cliente, otimizar vendas da sua empresa e organizar de vez o setor comercial.
Quer saber mais sobre esta importante inovação tecnológica e as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio? Então, continue a leitura!
O que é um CRM?
CRM é a sigla de Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e, como o próprio nome indica, seu foco está na relação entre as empresas e seus clientes.
Com o uso desta plataforma, é possível armazenar dados como: nome, idade, endereço, profissão, a maneira através da qual tiveram contato com a empresa – ligação telefônica, visitas a site, e-mails ou outras formas de interação em tempo real.
No entanto, mais do que armazenar informações, o uso de um CRM permite integrar dados relevantes a respeito dos clientes. Com isso, a equipe de vendas de sua empresa pode se manter constantemente preparada e informada.
Quais benefícios minha empresa terá com o uso de um CRM?
- Utilizar um CRM para controle das vendas é essencial para realizar um acompanhamento mais eficaz de sua equipe comercial e, consequentemente, aumentar o volume de negócios;
- A equipe consegue estar sempre atualizada sobre clientes e suas interações com a empresa, facilitando o atendimento e tornando-o mais personalizado, voltado às necessidades específicas de cada consumidor.
Quais os sistemas de CRM disponíveis no mercado?
O mercado disponibiliza uma grande diversidade de plataformas, por isso, antes de escolher um sistema de CRM para o seu negócio, é preciso definir quais são as necessidades da sua empresa.
Quanto maior for a empresa, mais complexos serão os sistemas para integrar os dados que precisam ser personalizados. No caso de empresas menores, as ferramentas podem ser mais básicas, com ótimo custo benefício.
Marketing e vendas
Como já vimos, um CRM permite armazenar e integrar informações de clientes – atuais e potenciais -, de modo que é possível entender melhor os seus hábitos de consumo. Além disso, o sistema permite saber o que a pessoa (que é um cliente em potencial) está buscando na web, assim como o momento da compra em que ela está.
De posse dessas informações, os responsáveis pelo marketing de sua empresa podem produzir conteúdos específicos, que vão ao encontro das necessidades e vontades do consumidor em questão. O resultado final é um incremento nas vendas e uma maior satisfação de seus clientes.
Fidelização de clientes
A utilização de um CRM também contribui para um pós-vendas eficiente. Manter a qualidade do atendimento, mesmo depois da venda concluída, é uma excelente maneira de conquistar a fidelidade dos clientes.
Ao entrar em contato com um cliente, depois de realizada a venda, você estará demonstrando que se preocupa com ele. Esse tipo de contato humanizado é ótimo para criar uma relação de confiança entre a empresa e seus clientes, que certamente eles se tornarão muito mais fiéis à sua marca.
Há várias formas de interagir com seus clientes. As mais utilizadas são o telefone, o e-mail ou o WhatsApp:
- E-mail
Este canal de comunicação tem a vantagem de não ser invasivo, já que o cliente pode abri-lo quando tiver disponibilidade; - WhatsApp
Atualmente, é um dos aplicativos mais utilizados como ferramenta de trabalho. É ideal para informar sobre promoções, novos lançamentos, etc. Porém, é necessário bom senso para usar este canal de comunicação – jamais envie conteúdos sem importância e peça autorização antecipada do cliente para envio de mensagens; - Telefone
Realizar um contato telefônico demonstra o seu interesse em manter uma relação mais próxima com o cliente. No entanto, é preciso ter cuidado para não parecer inconveniente. Por isso, só use o telefone em determinadas ocasiões; - Chatbot
Um programa de computador que usa inteligência artificial para realizar conversas com usuários de aplicativos ou outras plataformas. Muito utilizado em sites de compra. Ele interage com pessoas por meio de mensagens de texto automatizadas, auxiliando o cliente no processo de compra e sanando suas dúvidas.
Qualidade no atendimento
Vimos que o uso de um CRM dispensa processos manuais e contribui para a gestão dos seu negócios.
Ao melhorar a qualidade do serviço prestado, de modo que ele seja o mais personalizado possível, o CRM também contribui para aumentar a fidelização dos clientes com relação à sua marca.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a qualidade no atendimento pode ser o grande diferencial para que a sua empresa se destaque frente à concorrência!
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