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Quer saber quais são as responsabilidades e atribuições de um sócio-administrador dentro de uma empresa? Confira o post e tire suas dúvidas!

A sociedade entre empreendedores é uma realidade bastante comum no mundo dos negócios. Mas, para que essa parceria profissional funcione satisfatoriamente, é essencial compreender quais são as responsabilidades e atribuições de cada um dos sócios dentro da empresa.

Nesse post, vamos falar sobre o papel do sócio-administrador. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! 

 

1. Participação na sociedade

Para que uma sociedade possa existir, é necessário haver, pelo menos, dois sócios, cada um deles com suas respectivas responsabilidades e atribuições: um deve ser o sócio-quotista, responsável pelo capital e, o outro, o sócio-administrador, que responderá por toda a gestão do negócio.

Mas, para ser um sócio-administrador não basta ter conhecimento técnico, também é preciso que o profissional contribua com uma parte do Capital Social para que a sociedade seja implementada. 

Sendo assim, a diferença é que, enquanto um  sócio administra, ocupando uma posição na linha de frente da empresa, o outro possui o direito de receber uma parte dos lucros, em função de seus investimentos financeiros no negócio.

Uma empresa pode ter um ou mais sócios-administradores. Tudo vai depender das necessidades da organização.

Quando nenhum dos sócios é administrador, será necessário contratar um profissional para executar a função. Neste caso, apesar dele ter poder semelhante ao de um sócio-administrador, o profissional em administração contratado não terá participação nos lucros, tampouco nos prejuízos da empresa, como acontece com os sócios, pois ele não possui participação no Capital Social.

 

2. Responsabilidades e atribuições do sócio-administrador

O sócio-administrador, como o próprio nome sugere, tem a função de gerir a empresa, conduzindo o dia a dia do negócio, conciliando as atividades financeiras, de recursos humanos e de marketing, entre outras ações gerenciais, além de ser o responsável jurídico pela empresa.

Para que possa exercer essas funções de modo satisfatório, o administrador precisa estar de acordo com a cultura e os valores da empresa e ter amplo conhecimento sobre gestão financeira. 

Caso a empresa não consiga bancar as dívidas contraídas com recursos próprios e patrimônio, o sócio-administrativo também é responsabilizado, porém, as responsabilidades dos sócios diferem conforme o grau de participação de cada um no negócio.

Se o Capital Social da empresa estiver 100% integralizado, o sócio-quotista não precisará arcar com os prejuízos utilizando bens pessoais, já que ele não participa da administração do negócio.

Apesar dessa regra valer também para o sócio-administrador, ele poderá ter seus bens particulares comprometidos se ficar provado que ele gerenciou o negócio de forma imprudente, desrespeitando o contrato social e a legislação.

Veja a seguir, as principais atribuições de administrador:

 

2.1 Desempenhar atividades administrativas

As atividades administrativas envolvem as seguintes ações:

 

2.1.1- Planejar
O planejamento, ou planejamento estratégico, é a definição de metas, através das quais será possível determinar os objetivos e os recursos que serão necessários para atingi-los. 

2.1.2- Executar
Também é função do administrador, desenvolver atividades para implementar os planos, transformando-os em realidade. 

2.1.3- Organizar
Atuar para que as atividades sejam desenvolvidas na prática, de modo que as metas sejam atendidas; assinar documentos, realizar empréstimos etc. Dependendo da estrutura do negócio, o sócio-administrador é responsável até mesmo pelas ações de marketing da empresa.

2.1.4- Controlar
Supervisionar e, se necessário, corrigir as ações executadas pelos funcionários.

2.2 Responder juridicamente pela empresa

Geralmente, o sócio-administrador é o responsável por representar a sociedade frente aos poderes jurídicos, nas mais diversas situações. Processos trabalhistas, dívidas bancárias e crimes contra o fisco, como a sonegação de impostos ou evasão de divisas, por exemplo, estão sob responsabilidade do administrador do negócio, que terá que responder legalmente por eles.

 

3. Remuneração

A remuneração do sócio-administrador se dá através de um pró-labore mensal, cujo valor é especificado com base no que seria pago a um profissional de administração contratado.

Da mesma forma que ocorre com qualquer trabalhador com registro em carteira, o administrador também precisa pagar o INSS, cuja base de cálculo é o salário declarado.

Agora você já sabe quais são as responsabilidades e atribuições do sócio-administrador dentro de uma empresa. 

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